one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fechamento da Feira da Madrugada em SP causa tumulto

Criado em 29/05/13 10h35 e atualizado em 29/05/13 10h48
Por Fernanda Cruz Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

São Paulo - O fechamento da Feira da Madrugada para uma reforma causou protestos e tumulto na madrugada de hoje (29). O comércio popular ocupa a região central da capital paulista e concentra 5 mil boxes. Os manifestantes chegaram a fechar a Rua São Caetano e a Avenida do Estado. A Polícia Militar (PM) precisou ser chamada. Segundo a PM, a confusão começou por volta das 3h e não há informações sobre pessoas detidas.

De acordo com Manoel Sabino, presidente da Comissão dos Comerciantes Feira da Madrugada Pátio Pari (Cofemapp), a liminar concedida pela Justiça que permitia o funcionamento da feira – solicitada por grupos de comerciantes contrários ao fechamento – foi cassada na segunda-feira (27). Alguns comerciantes, temendo não conseguir mais retornar ao deixar seus boxes, decidiram dormir dentro da feira e fazer manifestações nas ruas.

A reforma na feira é uma medida da prefeitura para aumentar a segurança das instalações hidráulicas, elétricas e de alvenaria. As obras vão durar 60 dias e terá a padronização dos boxes e alargamento dos corredores. “Até o último momento, tentamos que a reforma fosse feita com ela [feira] parcialmente aberta. Mas, segundo o prefeito e as empresas responsáveis pela reforma, é impossível fazer [isso] com a feira aberta. Optamos em concordar, apoiar, fiscalizar e garantir que ninguém perca seu local de trabalho”, disse o presidente da Cofemapp.

Entre os quase 10 mil trabalhadores da Feira da Madrugada, alguns aceitaram retirar os produtos nesta manhã – o prazo para a retirada, segundo a comissão, termina às 18h. “Mas conversaremos com a prefeitura para que isso seja feito sem correria até sábado, porque na próxima segunda-feira começa a reforma”, informou Sabino.

Segundo ele, durante os 60 dias em que a feira estiver fechada, os comerciantes não devem improvisar outro local de vendas. “Como a maioria é formada por microempreendedores, eles sabem atuar. Vão ser dois meses difíceis, mas, depois da reabertura da Feira da Madrugada, serão também anos abastados de vendas”, disse ele.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário