one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Idosos têm dificuldades de denunciar violência sofrida em casa

Imagem:

Compartilhar:

Busca de novo amor está entre as expectativas dos idosos brasileiros

Criado em 15/06/13 11h54 e atualizado em 15/06/13 17h52
Por Renata Giraldi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Imagem - Idosos têm dificuldades de denunciar violência sofrida em casa
O Sudeste é a região com maior concentração de idosos no país

Brasília – A vida afetiva e a crença na felicidade estão presentes nas expectativas dos homens e mulheres acima dos 60 anos, segundo a pesquisa Idosos no Brasil, do Instituto DataPopular. “A procura por um novo amor é mencionada pela grande maioria dos entrevistados”, disse o diretor do instituto, Renato Meirelles, que fez o levantamento de dados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e entrevistas nas principais cidades das cinco regiões do país, de outubro a dezembro de 2012.

A aposentada Cleuza Maia dos Santos, de 56 anos, separada, disse que não pretende mais se casar. Mas reconheceu que pensa em encontrar um namorado para ter um relacionamento.  Para ela, o novo amor deve ser amigo e companheiro.

Nove idosos são internados a cada semana por agressões físicas

“Estou separada. Mas se eu encontrasse um velho bacana eu toparia um relacionamento. Mas eu não quero mais casar. Quero alguém para bater papo, sair e me divertir. Alguém que me faça companhia em todos os momentos. Quero uma bela amizade”, disse Cleuza Santos.

Também separado, o marceneiro aposentado Manoel Lopes, de 61 anos, disse que não quer se envolver emocionalmente, mas admitiu que é ruim ficar sozinho. “Por enquanto, eu não pretendo me envolver emocionalmente. Mas se eu achasse alguém da minha idade, que me quisesse, tentaria um relacionamento”, disse. “É muito ruim a pessoa ficar sozinha, a gente sente falta do companheirismo. Depois que a gente passa dos 60 anos, tudo fica mais difícil.”

Meirelles disse que na pesquisa Idosos no Brasil, do Instituto DataPopular, houve reclamações específicas sobre quatro aspectos: mau humor, egoísmo, frieza e desrespeito. Segundo o pesquisador, 64% dos entrevistados reclamaram do mau humor, 55% do egoísmo, 46% do desrespeito e 25% da frieza.

Pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Sudeste é a região com maior concentração de idosos no país com 46,6%, seguido pelo Nordeste com 26,3%, o Sul com 15,3%, Centro-Oeste com 6,5% e Norte com 5,3%.
 

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário