one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - O ministro da Defesa, Celso Amorim, participa das comemorações dos 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Imagem:

Compartilhar:

Cerimônia da Marinha comemora os 148 anos da Batalha do Riachuelo

Criado em 11/06/13 14h00 e atualizado em 11/06/13 14h09
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Brasília - O ministro da Defesa, Celso Amorim, participa das comemorações dos 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo
Brasília - O ministro da Defesa, Celso Amorim, participa das comemorações dos 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo (Marcello Casal Jr./ABr)

Brasília – O ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, foi um dos homenageados hoje (11) pela Marinha com a Medalha da Ordem do Mérito Naval, em cerimônia que comemorou a vitória na Batalha Naval do Riachuelo, travada há 148 anos e considerada decisiva no resultado da Guerra do Paraguai. A solenidade ocorreu na sede do Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília.

Durante a solenidade, foi lida mensagem enviada pela presidenta da República, Dilma Rousseff. Em um trecho, Dilma cita o longo período sem conflitos do Brasil na América do Sul: “Temos hoje, com nossos vizinhos, uma convivência de paz e harmonia que se aproxima de completar um século e meio, e desejamos que se estenda por período ainda maior”. A presidenta chegou ao país nessa madrugada, após visita a Portugal, e não compareceu à cerimônia.

Criada em 11 de julho de 1934, a Ordem do Mérito Naval destina-se homenagear civis e militares que se destacaram por serviços prestados à Marinha do Brasil. A vitória da Batalha Naval do Riachuelo aconteceu em 11 de junho de 1865, na província (equivalente aos estados brasileiros) de Corrientes, na Argentina, durante a Guerra do Paraguai. Ela foi travada no Arroio Riachuelo, um afluente do Rio Paraná.

Ao receber a medalha, o ministro Agnaldo Ribeiro disse que é uma satisfação ser reconhecido por um trabalho que é feito em benefício do país. “Estamos absolutamente honrados com a indicação. O trabalho se reveste de mais responsabilidade depois dessa honraria”.

O secretário executivo do Ministério da Pesca, Átila Maia, que também foi homenageado, disse que a medalha representa o reconhecimento de uma instituição que exerceu grande influência na história do país. “Estou muito feliz por receber o símbolo de reconhecimento de uma Força renomada, que tem um significado muito grande para a história do Brasil e, principalmente, para o nosso futuro”.

Em seu discurso, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Moura Neto, prestou homenagem aos militares que participam de missões de paz. “Expresso o meu reconhecimento a todos, homens e mulheres que, com profissionalismo, perseverança, garra e denodo, vêm cumprindo, com competência, suas atribuições no mar, nas águas interiores e exteriores, em especial nas missões de paz no Haiti, no Líbano e na Antártica”.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário