one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alessandro Melchior presidente da conjuve

Imagem:

Compartilhar:

Em evento público, entidades e adolescentem defendem o Estatuto da Criança e do Adolescente

Criado em 05/06/13 14h43 e atualizado em 05/06/13 15h08
Por Da Agência Brasil Edição:José Romildo

Brasília – O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) organizaram hoje (5) ato público em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com o lema “Em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente - não à redução da idade penal”, o evento aconteceu na sede  da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Para a presidenta do Conanda, Maria Isabel da Silva, a prioridade do Conselho é defender os direitos das crianças e dos adolescentes. “Este é ato simbólico, porém, representativo”, disse.

O presidente do Conjuve, Alessandro Melchior, observou que é incorreto afirmar que os responsáveis pela criminalidade são adolescentes. Para ele, essa discussão constitui um desvio do tema central do debate, que é a “falta de  projetos que garantam direitos à educação e às políticas de saúde”.

Para o representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Geraldo Martins Dias, o estatuto é eficiente quanto às medidas socioeducativas caso os adolescentes entrem em conflito com a lei. “Alguns mitos vão se firmando, o de que o estatuto leva à impunidade: isto não é verdade. O estatuto olha para criança como uma pessoa em condição peculiar de se recuperar”.

Cerca de 15 adolescentes que integram o Projeto Girarte e o Movimento de Meninos e Meninas do Distrito Federal participaram do manifesto. Para Yara dos Anjos, representante dos adolescentes, o principal motivo que leva o jovem à violência é a falta de educação, lazer e de esporte. “Por experiência própria,  eu sei que a cadeia não resolve e sim piora a situação: a violência só gera violência. O que esses adolescentes necessitam é de direitos garantidos pelo Estado, de escolas e de projetos sociais”.

 Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário