one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Embalagens vazias de agrotóxicos.

Imagem:

Compartilhar:

Ministério Público quer manter informação sobre a presença Bisfenol-A em rótulos

Criado em 04/06/13 18h49 e atualizado em 04/06/13 19h30
Por Bruno Bocchini Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

São Paulo – O Ministério Público Federal em São Paulo recorreu contra a sentença da Justiça Federal que negou o pedido de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seja obrigada a exigir que os fabricantes informem a presença do Bisfenol-A (BPA) nas embalagens e rótulos que contenham a substância em sua composição.

Na apelação, ajuizada no último dia 22 e divulgada hoje (4), o Ministério Público ressalta que o BPA é um componente muito utilizado pela indústria para a produção de plásticos usados em copos, garrafas, latas de bebida e embalagens de alimentos em geral e pode representar risco à saúde.

“Segundo estudos científicos recentes tal componente pode comprometer a saúde das pessoas e até causar doenças cardíacas e câncer. O uso da substância já é proibido na União Europeia, no Canadá, na Dinamarca e na Costa Rica”.

Leia também:

Anvisa proíbe venda de mamadeiras com bisfenol na composição

No entanto, de acordo com o MPF, o objetivo da ação não é discutir se o Bisfenol-A é  prejudicial à saúde, mas garantir o direito à informação e à saúde dos consumidores. “Seja para que optem por não utilizar os produtos, seja para que, em os usando, possam, se comprovada, posteriormente, sua lesividade, valer-se do direito de pleitear indenização material e moral dos fornecedores e do próprio poder público, que autorizou o uso”.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário