one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ditadura Militar (1964-1985)

Imagem:

Compartilhar:

Arquivo Nacional vai digitalizar documentos da Petrobras da época da ditadura

Criado em 10/07/13 20h26 e atualizado em 10/07/13 20h31
Por Paulo Virgilio Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Arquivo Nacional vai digitalizar, ao longo dos próximos três meses, a documentação da extinta Divisão de Informações (Divin) da Petrobras, recentemente entregue pela empresa estatal à custódia do órgão federal, vinculado ao Ministério da Justiça. O acervo cobre um período de 30 anos (1962-1992), englobando, portanto, os anos da ditadura militar (1964-1985), durante os quais a Divin era encarregada de fazer investigações políticas dos empregados da Petrobras.

De acordo com edital publicado no último dia 5 no Diário Oficial da União, o acesso à documentação será liberado dentro de 30 dias. Formado por documentos avulsos, encadernados e em microfilme, o acervo tem cerca de 132 mil itens. A lista abrange pareceres e relatórios de investigação sobre empregados da Petrobras, relação de funcionários demitidos, prontuários, relatórios de comissão de sindicância e fichas de controle de investigação político-social, incluindo dados sobre vinculação partidária e situação econômica. 

O edital possibilita que, no decorrer do prazo, o titular de informações pessoais contidas no acervo da Divin apresente um requerimento dirigido ao diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, solicitando a manutenção da restrição de acesso aos documentos que mencionam sua pessoa. Caso o titular das informações tenha falecido ou esteja ausente, caberá ao cônjuge, companheiro, descendentes ou ascendentes apresentar o requerimento.

Segundo a assessoria de comunicação do Arquivo Nacional, quando terminar o prazo de 30 dias e concluído o processo de digitalização, os documentos serão publicados nos portais do Arquivo Nacional  e do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil – Memórias Reveladas. Ficarão abertos à consulta por parte de pesquisadores e outros interessados na atuação da extinta Divisão de Informações da Petrobras.

Ainda de acordo com o Arquivo Nacional, a Petrobras é a primeira empresa estatal a disponibilizar o acervo de sua antiga divisão que investigava a vida dos funcionários. Outros órgãos federais, entre ministérios e autarquias, já disponibilizaram as informações de setores desse tipo que existiram durante o regime militar.

 Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário