one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Helgio Trindade, ex reitor da Unila

Imagem:

Compartilhar:

Ex-reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana reclama da falta de autonomia universitária

Criado em 29/07/13 19h17 e atualizado em 29/07/13 20h19
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli

Helgio Trindade
Helgio Trindade, ex reitor da Unila (Ana Nascimento/ABr)

Brasília - Na cerimônia de posse hoje (29) do novo reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Josué Modesto dos Passos Subrinho, o antecessor dele, Helgio Trindade, que deixou o cargo alegando problemas de saúde, reclamou da falta de autonomia das universidades federais no país. Trintade disse que há autonomia no Brasil apenas nas instituições privadas, que ocupam 75% das matrículas, e a "grande exceção" está em São Paulo, cujas universidades públicas têm maior independência.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a autonomia é essencial para o desenvolvimento e o aprendizado. "A autonomia é um valor essencial para uma universidade poder ter toda a sua liberdade pedagógica, poder pensar sua trajetória, suas especificidades, seu caminho", disse.

Para o novo reitor da Unila, o desafio está centrado na integração latino-americana. “É uma universidade muito diferente, temática, voltada para a integração latino-americana e que está em implantação em todos os sentidos", disse Subrinho, que segue amanhã (30) para Foz do Iguaçu, onde fica a sede da universidade.

Criada em 2010, a Unila oferece atualmente 16 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. O projeto do campus, que está em construção, foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, morto em dezembro de 2012. Antes de assumir a reitoria na Unila, Subrinho ocupou dois mandatos consecutivos como reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de 2004 a 2012, e de vice-reitor de 1998 a 2004.

Interinamente ocupava a reitoria da Unila o professor doutor Nielsen de Paula Pires, atual vice-reitor. Na cerimônia de posse, também esteve presente o secretário de Educação superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, e várias autoridades.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário