one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dinheiro

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar:

Gestores têm até dia 31 para prestar contas sobre recursos de assistência social

Criado em 16/07/13 16h11 e atualizado em 16/07/13 16h41
Edição:Carolina Pimentel

Dinheiro
(Marcos Santos/USP Imagens)

Brasília –  O prazo para gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) - dos estados e municípios e do Distrito Federal - têm até o dia 31 de julho para prestar contas dos recursos repassados em 2012 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Caso não enviem as informações até o prazo, o gestor poderá ser responsabilizado por omissão no dever de prestar contas.

O Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeira, sistema online usado para repassar as informações, está disponível na página Suasweb. No sistema, os gestores podem retificar informações após a finalização do preenchimento. Pela primeira vez, será preenchido o demonstrativo sobre o uso dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas). Criado em 2011, o IGD-Suas mede a qualidade da administração descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e a articulação nos municípios, estados e no DF. Quanto melhor o índice alcançado, maior o apoio financeiro repassado pela União para aprimorar a gestão.

O ministério alerta para que os gestores não deixem para preencher o documento na última hora, pois pode sobrecarregar o sistema e dificultar a transferência dos dados.

Os demonstrativos serão avaliados pelos conselhos estaduais e municipais até 31 de agosto. O ministério ainda pode requisitar, após análise dos dados, documentos para confirmar o cumprimento das metas físicas e financeiras.

De acordo com o ministério, a prestação de contas é etapa obrigatória nos financiamentos concedidos pela pasta, seja por meio de transferência automática fundo a fundo ou por convênios e contratos de repasse.

Em caso da não prestação dos dados, as prefeituras e governos estaduais podem ter suspenso o repasse dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário