one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Índio Yanomami

Imagem:

Compartilhar:

Índios yanomamis discutem invasão de garimpeiros em seu território

Criado em 19/07/13 21h23 e atualizado em 19/07/13 21h32
Por Luciano Nascimento Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Índio Yanomami
Índio Yanomami (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom)

Brasília - Mais de 300 lideranças indígenas yanomamis estão reunidas até domingo (21) para debater os problemas vividos pela etnia em Roraima. O encontro que começou hoje (19) ocorre na Aldeia Maharau e é organizado pela Hutukara Associação Yanomami (HAY). A invasão de garimpeiros em suas terras é o principal tema em discussão.

Segundo os índios, o garimpo avança cada vez mais rumo às aldeias, o que tem causado preocupação entre eles, principalmente nas proximidades dos rios Mucajaí e Apiaú, entre as comunidades do Hakoma e do Haxiu, no município de Alto Alegre, onde existem pelo menos quatro garimpos ativos.

De acordo com o coordenador de Proteção Territorial da Hutukara, Dário Vitório Kopenawa, os garimpeiros estão aliciando os índios com bebidas, ferramentas, comida para que não denunciem o garimpo ilegal. “A situação está feia. Quando resolvem denunciar, os tuxauas [caciques] das comunidades são ameaçados de morte. Temos que encontrar uma solução para este problema e fazer com que as comunidades trabalhem com a Funai [Fundação Nacional do Índio] e a Polícia Federal (PF) no combate aos garimpos”, disse.

Além do garimpo, a questão da saúde indígena também preocupa os yanomamis. "A falta de medicamentos e de estrutura dos postos de saúde, problemas antigos que assolam as comunidades", declarou Kopenawa.

Os yanomamis habitam no Brasil e na Venezuela. No Brasil somam uma população de 15 mil índios distribuída em 255 aldeias. Destas, 197 estão em Roraima, o restante no estado do Amazonas. Desde 1987, os yanomamis convivem com garimpeiros em sua região. Várias operações envolvendo a Funai e a PF foram feitas para remover os invasores. A última delas, a Operação Curaretinga, em março deste ano, prendeu mais de 30 garimpeiros.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário