one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participa de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara

Imagem:

Compartilhar:

Mercadante: educação teve maior peso na melhora do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

Criado em 29/07/13 17h08 e atualizado em 29/07/13 17h33
Por Luana Lourenço Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Escola Rio de Janeiro sala de aula estudantes
Ciep Pablo Neruda, no Rio de Janeiro (Tânia Rego/ Agência Brasil)

Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (29) que a educação foi o componente que mais contribuiu para a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil nos últimos 20 anos.

Segundo dados divulgados hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o IDHM do Brasil subiu de 0,493 para 0,727 na comparação entre os dados de 1991 e 2010, um avanço de 47,5% em duas décadas. O índice varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

Leia também:

Saiba quais são as cidades com a melhor e a pior qualidade de vida no Brasil
Confira o IDHM 2013 dos municípios por escolaridade

Confira o IDHM 2013 dos municípios por longevidade

“O indicador mais importante nessa evolução foi educação, 128% da evolução [do IDHM] se devem à educação, foi o indicador mais forte, o que mais evolução teve”, calculou o ministro. “A educação é o carro-chefe dessa melhora”, reforçou.

O principal impacto do componente educação na composição do indicador – que também considera longevidade (saúde) e renda – se deve ao aumento do número de crianças que tiveram acesso à educação nos últimos anos, segundo Mercadante. “Quanto mais jovem, maior a evolução. Quando você olha as crianças de 5 e 6 anos,  uma em cada três estava na escola há 20 anos, hoje mais de nove entre dez estão. Essa evolução é que foi muito importante”, avaliou.

Apesar da melhoria dos índices, principalmente nas faixas etárias da educação básica, os números ainda mostram pouca evolução nos percentuais da população entre 18 e 20 anos que concluiu o ensino médio. Segundo Mercadante, o problema é histórico, e está ligado à falta de políticas públicas para o segmento.

“Por que é mais difícil para a população adulta ter melhores indicadores? Pelo passado”, avaliou. “O desafio do Brasil é que nós partimos de uma situação muito difícil. Então, quanto mais idade tem a pessoa, menos escolaridade ela tem em relação aos mais jovens. Mas a perspectiva é muito promissora”, ponderou.

O ministro disse que, para melhorar os índices também no ensino médio e entre a população com mais de 18 anos, o governo está investindo na ampliação da rede de escolas em tempo integral, na formação de professores e no Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Temos 3 milhões de matrículas nessa categoria e muitos jovens combinam hoje o ensino profissionalizante com o ensino regular. Isso estimula a presença e a permanência na escola”, disse.

Ouça: Brasil tem 74% de municípios com médio e alto desenvolvimento humano

 

Edição: Juliana Andrade
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário