one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Entre as reivindicações estão a licença específica da pesca da sardinha e soluções para recuperação da Lagoa de Araruama, no estado do Rio

Imagem:

Compartilhar:

Pescadores de Niterói serão os primeiros a receber apoio de programa estadual

Criado em 05/07/13 18h25 e atualizado em 05/07/13 18h41
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

Rio de Janeiro – Os pescadores artesanais de Canto de Itaipu, em Niterói, na região metropolitana do Rio, serão os primeiros a serem beneficiados pelo Programa de Apoio à Atividade Pesqueira, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

De acordo com o secretário Felipe Peixoto, o programa prevê a instalação de ranchos de pesca, para limpeza, manipulação do pescado e uma oficina para manutenção de barcos. Estima-se que 850 pescadores sejam beneficiados, além da população local.  "Atingirá também os 2 mil moradores, porque recomendaremos, em parceria com outros ministérios, um novo desenho urbano para o Canto de Itaipu, recuperando a vegetação nativa, adequando as redes de abastecimento d'água, sistema viário, mobiliário, iluminação pública e coleta de lixo", informou Peixoto.

O programa foi aprovado pelo governador Sérgio Cabral e pelo ministro da Pesca, Marcelo Crivella. Porém, segundo Peixoto, o próximo passo é uma reunião em Brasília, ainda neste mês, com governo federal para captar R$ 18 milhões para as obras. "Como o programa abrange outros segmentos, uma reunião com o Ministério do Meio Ambiente, das Cidades, da Integração [Nacional], da Pesca, será fundamental para arrecadar os R$ 18 milhões necessários para a execução das obras no Canto de Itaipu".

Pela manhã, o programa foi apresentado às associações de moradores e pescadores e representantes dos governos municipal, estadual e federal. Na noite de hoje, será apresentado à população na 93ª Festa de Itaipu, em Niterói. "Fizemos mais de 20 reuniões, a fim de receber a aprovação da comunidade para cada etapa concluída e ouvir suas ideias", disse o secretário.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário