one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em janeiro deste ano, o processo de reintegração de posse da área resultou em confronto entre policiais militares, a guarda municipal e centenas de famílias sem teto

Imagem:

Compartilhar:

PM paulista indicia 14 policiais por crimes em ação paralela de desocupação do Pinheirinho

Criado em 24/07/13 21h13 e atualizado em 24/07/13 22h53
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Famílias do Pinheirinho entram na Justiça contra leilão do terreno
Pinheirinho após desocupação (Coletivo Grupo Risco)

São Paulo – A Corregedoria da Polícia Militar indiciou 14 policiais militares acusados de agressão, tortura e abuso sexual contra moradores de São José de Campos (SP). Os crimes foram cometidos em janeiro deste ano, quando os policiais foram chamados para reforçar o patrulhamento na cidade durante a desocupação de milhares de famílias que viviam em uma área na cidade conhecida como Pinheirinho. Segundo a Polícia Militar, os crimes ocorreram em ações paralelas à desocupação.

Saiba mais:

Ex-moradores fazem ato para lembrar um ano de ação de despejo no Pinheirinho

Justiça nega indenização de R$ 10 milhões por desocupação do Pinheirinho

Entre os indiciados está um policial do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) de São José dos Campos, acusado de prevaricação (quando um funcionário público deixa de cumprir a função). Ele atendeu a um chamado, pelo telefone 190, de uma das vítimas e não deu a devida atenção ao caso. Dois policiais, entre eles um tenente e um sargento, foram indiciados por abuso sexual.

O inquérito foi aberto pela Corregedoria da Polícia Militar em janeiro deste ano. Desde então, os policiais suspeitos pelo crime foram afastados de suas funções. O inquérito foi entregue nesta quarta-feira (24) à Justiça Militar, mas também pode caminhar na Justiça Civil, dependendo da conduta e dos crimes.

Segundo a Corregedoria, os indícios de crimes envolvendo os 14 policiais são fortes. Caso sejam considerados culpados, os policiais envolvidos poderão ser expulsos da corporação. Já o tenente pode perder a patente e ser demitido.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário