one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Paulo - Professores da rede municipal de São Paulo decidem continuar greve em assembléia realizada hoje (18).

Imagem:

Compartilhar:

Em greve, profissionais de educação do Rio fazem ato em frente ao Palácio da Cidade

Criado em 14/08/13 19h35 e atualizado em 14/08/13 22h35
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

Rio de Janeiro – Cerca de 6 mil profissionais de educação do município, que estão em greve desde o dia 8, fizeram hoje (14) ato para pedir audiência com o prefeito Eduardo Paes para debater as reivindicações da categoria. O grupo se concentrou em frente ao Palácio da Cidade, sede cultural da prefeitura, após uma passeata pela zona sul. O prefeito não estava no palácio. Ele também não participou da reunião de ontem (13) entre os grevistas e o vice-prefeito Adilson Pires, o chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, e a subsecretária de Ensino, Helena Bomeny.

Antes da passeata, uma assembleia no Largo do Machado, também na zona sul do Rio, decidiu prosseguir com o movimento, já que na audiência de ontem não ficou acertada negociação sobre a pauta da categoria, segundo o sindicato da categoria. Os profissionais querem aumento real acima de 19%, a implantação de um plano de cargos e salários unificado, eleição direta para diretores de escolas e abono dos dias de paralisação.

Para a professora aposentada e diretora-geral do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (Sepe-RJ), Gesa Correia, o ato de hoje foi motivado pela falta de acordo. "Na reunião de ontem, nada ficou definido, não obtivemos resposta sobre a pauta apresentada. A categoria veio para cá hoje com a expectativa de negociar com o prefeito, mas ele não estava. Se não negociarmos com ele, com quem negociaremos? Ele como prefeito tem que receber a categoria em greve e tentar solucionar o problema", explica.

"Na audiência de ontem alegaram que a prefeitura não tinha verba para o reajuste salarial emergencial de 19%. É um absurdo um funcionário receber menos de um salário mínimo. Alegaram também que iriam fazer um grupo de estudo para o plano de carreira unificado, que seria apresentado na Câmara de Vereadores em dezembro. Mas sabemos que a Câmara não funciona nesta data. Estão querendo que a gente termine com a greve sem que cheguemos a um acordo. Não faremos isso", acrescentou a sindicalista.

Em nota, a prefeitura do Rio informou que tem feito esforços permanentes para melhorar a situação do magistério, como o reajuste anual de salários e a criação de uma série de beneficios, por meio do PrevRio (Instituto de Previdência Municipal). "Já estamos discutindo internamente a implantação do Plano de Cargos e Salários, que permitiria uma reformulação estrutural na carreira dos professores e de todos aqueles ligados à área de educação", diz a nota divulgada pela assessoria de imprensa.

Ainda segundo o texto, "o diálogo com a classe está aberto e nessa terça-feira (13) representantes do Sepe foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, e pelo vice-prefeito Adilson Pires. Sobre a ausência do prefeito no Palácio da Cidade, a assessoria informou que Eduardo Paes não despacha lá, e sim no Centro Administrativo da prefeitura, na Cidade Nova, região central do Rio.

De acordo com o sindicato, uma nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira (20) às 10h, seguida de um ato em frente à prefeitura.

Durante o ato de hoje, policiais militares reforçaram a segurança nas imediações do palácio. Segundo a tenente-coronel Claudia Louvain, do 2º Batalhão da Polícia Militar, aproximadamente 100 homens estavam no policiamento.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário