one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estragos causados pela enxurrada no rio Santo Antonio, no Buraco do Sapo, em Itaipava, região serrana do Rio, em 2011

Imagem:

Compartilhar:

Experiência japonesa em prevenção de desastres naturais é usada em projeto no Brasil

Criado em 28/08/13 18h51 e atualizado em 28/08/13 19h02
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado

Rio de Janeiro – O conhecimento japonês na área de prevenção de desastres naturais vai ser aplicado em um projeto piloto que será desenvolvido nos municípios de Nova Friburgo e Petrópolis, na região serrana fluminense, e em Blumenau, em Santa Catarina. O assunto foi um dos temas de um seminário internacional sobre prevenção de desastres naturais que está ocorrendo na capital fluminense.

O evento tem participação de representantes da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), dos ministérios das Cidades, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Integração Nacional e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). O objetivo do seminário é destacar a importância da colaboração internacional, a fim de formar uma sociedade capaz de reduzir os riscos de desastres.

O projeto piloto é uma parceria da Agência de Cooperação Internacional do Japão com os três ministérios e terá duração de quatro anos. A iniciativa começou há dois anos, após a tragédia das chuvas na região serrana do Rio, quando centenas de pessoas morreram em consequência das inundações, deslizamentos e desabamentos. Em julho deste ano foi assinado o documento oficial e o projeto começou a ser executado. O primeiro perito japonês chegou ao Brasil no fim do mês passado.

Durante o seminário, o tenente-coronel Paulo Renato Vaz, diretor da Escola de Defesa Civil, destacou o empenho do governo para integrar os diversos órgãos de defesa civil do país a fim de ter um sistema de prevenção de desastres naturais mais eficiente.

"O governo brasileiro vem empenhando esforços para a construção de um país mais resiliente, envolvendo e integrando diversos órgãos e sistemas. A gestão de riscos e desastres é papel de todos. Integrar Poder Público e comunidades no que diz respeito ao tema é fundamental. A colaboração internacional completa esse cenário por agregar conhecimentos, expertise e intercâmbio entre os envolvidos", disse.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário