one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Julgamento do Carandiru

Imagem:

Compartilhar:

Jurados do Carandiru podem ter de responder a mais de 7 mil perguntas

Criado em 02/08/13 19h07 e atualizado em 02/08/13 19h39
Por Fernanda Cruz Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Os sete jurados que participam do julgamento do Massacre do Carandiru, que ocorre no Fórum Criminal da Barra Funda, devem se reunir na sala secreta durante a madrugada de hoje (2) para decidir sobre a condenação dos 25 policiais militares acusados das mortes de 52 presos há mais de 20 anos. Eles poderão ter de responder a 7,3 mil questões.

Após a apresentação da advogada de defesa, Ieda Ribeiro de Souza, que encerrou às 18h, o juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo determinou intervalo de 30 minutos, antes do início da réplica e tréplica, que podem durar até duas horas cada.

Depois disso, os jurados reúnem-se na sala secreta para responder aos quesitos, que somam quatro. A primeiro pergunta é sobre a materialidade, ou seja, questiona se houve crime. Caso o jurado responda que não, fica livre de responder os três itens restantes, por exemplo. Os outros três itens são: autoria, absolvição e qualificadora (ações que podem ter agravado o crime). 

O grande número de perguntas se dá porque os jurados deverão responder à série de quesitos para cada um dos mortos citados inicialmente no julgamento, que eram 73. O número, multiplicado pelo número de acusados, 25, e pela quantidade de perguntas, quatro, chega a 7,3 mil questionamentos.

O julgamento trata da ação policial destinada a reprimir rebelião em 1992 na penitenciária do Carandiru, que resultou na morte de 111 detentos e deixou 87 feridos. O caso ficou conhecido como o maior massacre de presídios brasileiros.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário