one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Manifestação no centro do Rio protesta contra governador e prefeitos cariocas

Criado em 08/08/13 18h00 e atualizado em 08/08/13 18h26
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte: Agência Brasil

Rio de Janeiro - Sindicatos de trabalhadores, entidades estudantis, partidos políticos e movimentos populares fazem manifestação, neste momento, no centro do Rio contra o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. A concentração ocorre na Candelária e segue até a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), passando pela Avenida Rio Branco. Uma pequena confusão ocorreu na entrada da avenida, com policiais tentando conter o avanço dos manifestantes. Agora o protesto segue em direção à Alerj.

O coordenador do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro Segundo (Sinduscope), Luís Sérgio Ribeiro, disse que as manifestações de sindicatos e estudantes se uniram contra a política do governador Sérgio Cabral. "No que a gente chama de jornada de junho [os protestos em diversas cidades do país ocorridos no mês de junho], os trabalhadores e estudante foram para as ruas em defesa dos serviços públicos, principalmente na saúde, educação e nos transportes. O movimento conquistou vitórias importantes, como a redução das passagens de ônibus, mas ele teve desdobramentos. É um movimento nacional, mas com implicações estaduais e municipais também, [como os protestos] contra a truculência da polícia", disse.

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff), Vânia Ribeiro Santana, explica que a manifestação pede o cumprimento de pautas que vêm sendo reivindicadas a algum tempo. "No final do ano passado, a gente só conseguiu uma negociação de 5% no salário a cada ano, em um total de três anos. Neste momento, a gente está levantando uma nova pauta de antecipação desses outros 10% nas universidades federais, principalmente dos técnicos administrativos".

Representante da Assembleia Nacional de Estudantes - Livre (Anel), Luiza Carrera diz que a manifestação é contra o governador Sérgio Cabral. "A gente está aqui porque existe no Rio de Janeiro uma série de mobilizações contra o Sérgio Cabral e a gente as apoia porque hoje o Sérgio Cabral não está do lado dos estudantes, nem da juventude, dos trabalhadores do Rio de Janeiro. [O governador] vem cometendo uma série de coisas contra a população, como a venda do Maracanã, o descaso com a educação no estado do Rio Janeiro, com a saúde pública e com as próprias manifestações em si".

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário