one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chuva

Imagem:

Compartilhar:

Pluviômetros serão instalados em antenas de celulares para monitorar a chuva em áreas de risco

Criado em 28/08/13 18h07 e atualizado em 28/08/13 18h22
Por Sabrina Craide Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deverá instalar, até o fim do ano que vem, 2,8 mil pluviômetros para monitorar a chuva em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais. Até o fim deste ano, serão instalados cerca de mil pluviômetros.

Grande parte dos equipamentos será instalada em antenas de celulares e os dados serão transmitidos diretamente para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que repassa os dados à Defesa Civil para que a população seja alertada para o risco de desabamentos ou enchentes.

O MCTI firmou hoje (28) um acordo com a empresa de telefonia TIM que vai possibilitar a instalação dos pluviômetros nas antenas. A operadora também vai fornecer os chips para que os dados sejam enviados ao Cemaden. A instalação e manutenção dos equipamentos serão de responsabilidade dos técnicos do centro.

Em áreas de risco onde não há antenas disponíveis para a instalação dos pluviômetros, os equipamentos serão instalados em escolas, postos de saúde ou agências bancárias. O governo investirá R$ 50 milhões na aquisição e instalação das 2,8 mil antenas.

Na primeira fase, a expectativa do governo é instalar pluviômetros em cerca de 200 antenas da TIM. Algumas delas já foram aprovadas para a instalação nos estados do Ceará, de Pernambuco, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

“Isso vai permitir ao Brasil ter, em poucos anos, uma capacidade de resposta em desastres naturais como não tinha no passado”, disse o secretário de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre.

Outro projeto que começará a ser testado pelo ministério, em parceria com a TIM, é o que prevê o uso das antenas de celulares para medir o volume de chuvas que cai em uma região. “Pela diminuição do sinal entre duas torres, você consegue inferir a chuva que está caindo entre elas”, explicou Nobre. A nova tecnologia, chamada de pluviômetros virtuais, será desenvolvida em parceria com o Planetary Skin Institut (PSI), uma organização global de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário