one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parque do Cocó, em Fortaleza

Imagem:

Compartilhar:

Prefeitura de Fortaleza vai recorrer de suspensão de obras perto do Parque do Cocó

Criado em 09/08/13 16h39 e atualizado em 09/08/13 16h50
Por Alex Rodrigues Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – A prefeitura de Fortaleza pretende recorrer da decisão da Justiça Federal, que determinou ontem (8) a suspensão da construção de dois viadutos próximos ao Parque Ecológico do Cocó. Em nota divulgada hoje (9), a prefeitura informa ter recebido o aval da Secretaria do Patrimônio da União, do Tribunal de Justiça do Ceará e dos órgãos ambientais competentes, não havendo nenhum impedimento legal para a execução da obra.

Nessa quinta-feira, guardas municipais e manifestantes contrários ao projeto municipal se enfrentaram durante a desocupação do parque. Um grupo estava acampado no local há 28 dias. O objetivo do protesto do grupo era evitar a remoção de árvores que, em decorrência da obra, vão ter que ser arrancadas.

A prefeitura alega que os viadutos vão eliminar um dos principais pontos de congestionamento do trânsito entre as regiões norte e sul da cidade, por onde transitam diariamente cerca de 70 mil veículos. Seis semáforos existentes no local vão ser eliminados, contribuindo para reduzir o tempo que os motoristas e passageiros de ônibus passam no trânsito e, consequentemente, melhorando a qualidade do ar.

Parte da população, contudo, critica a derrubada de árvores para dar lugar às obras. Segundo a prefeitura, o projeto original prevê que 94 árvores sejam arrancadas. A maioria é uma espécie popularmente conhecida como castanholas ou amendoeiras-da-praia. Para compensar, a prefeitura diz que vai plantar ao menos três vezes mais exemplares de espécies nativas no parque.

Também em nota divulgada hoje, a direção do departamento cearense do Instituto de Arquitetos do Brasil manifestou ser contra a construção dos viadutos. A entidade considera inadequado o projeto da prefeitura. De acordo com o instituto, o projeto, desenvolvido em 1988, está “defasado no tempo” e não observa as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, promulgada em 2012. O instituto também aponta que a proposta não leva em conta o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e as demandas locais. Conforme a entidade, a experiência internacional demonstra que viadutos e elevados contribuem para promover a degradação do entorno.

Leia também no Portal EBC:

Promotoria acompanha polícia na busca por corpo de Amarildo

Canadá pode fazer acordo de cooperação com Mercosul

Entenda o que é a desmilitarização da polícia

Acesse o aplicativo com questões do Enem e prepare-se para a prova

Já o Ministério Público do Ceará (MP-CE) pediu ao secretário municipal de Segurança, Francisco José Veras de Albuquerque, informações sobre a operação de desocupação do Parque do Cocó. A 2ª Promotoria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano do MP-CE quer saber se os policiais do Grupamento de Operações Especiais da Guarda Municipal agiram respaldados em um mandado judicial, quem ordenou a retirada dos ocupantes e se o secretário tinha conhecimento das recomendações do MP aos órgãos que deveriam acompanhar o oficial de Justiça responsável por cumprir o mandado judicial de desocupação.

Em julho, o Ministério Público estadual também já havia recomendado à prefeitura que paralisasse a derrubada de árvores na região do Parque do Cocó enquanto os impactos ambientais da obra estivem em discussão. O MP-CE garante ter recomendado à Guarda Municipal que se abstivesse de praticar qualquer ato contra a integridade física dos manifestantes que ocupavam o parque.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário