one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Roberto Gurgel PGR

Imagem:

Compartilhar:

Subprocuradora comandará Ministério Público no julgamento do mensalão

Criado em 13/08/13 19h57 e atualizado em 13/08/13 20h12
Por Débora Zampier Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Brasília – A subprocuradora da República Helenita Acioli assumirá a chefia interina do Ministério Público até a posse do procurador-geral que ainda será indicado pela presidenta Dilma Rousseff. Ela foi eleita hoje (13) vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, cargo que a credencia automaticamente para ocupar a chefia provisória do Ministério Público.

 
Helenita foi eleita com cinco dos dez votos possíveis. Ela responderá pela Procuradoria-Geral da República (PGR) durante o julgamento dos recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão, que começa amanhã (14), no Supremo Tribunal Federal (STF) . A subprocuradora tomará posse na quinta-feira (15) à tarde, data que também marca a saída do atual procurador-geral, Roberto Gurgel. A expectativa é que Helenita esteja nas sessões do STF a partir da próxima semana.

Segundo Gurgel, os conselheiros optaram por escolher a mais antiga entre as elegíveis ao cargo de vice-presidente do conselho. “Ela tem quase 30 anos de Ministério Público e certamente reúne todas as condições para, em um período que esperamos [que seja] curto, conduzir a PGR”, disse o procurador logo após a eleição. A presidência do Conselho Superior será exercida, automaticamente, pelo procurador-geral da República que ainda será indicado.

Para o procurador, o fato de Helenita estar assumindo o cargo na véspera da retomada do julgamento do mensalão não prejudica o desempenho do Ministério Público, pois, em tese, esta etapa do processo não admite manifestação das partes. “Se houver necessidade de intervenções, tenho certeza de que ela [Helenita] reúne todas as condições para levar adiante o trabalho do Ministério Público”, completou.

Gurgel deixa o cargo após quatro anos de mandato. Não há prazo para a presidenta Dilma Rousseff escolher seu substituto. A lista com os três integrantes mais votados pela carreira foi entregue em abril. Embora a presidenta não seja obrigada a escolher um dos nomes, essa solução vem sendo adotada desde o primeiro governo Lula.

Helenita ingressou no Ministério Público Federal em 1983, na Procuradoria da República no Amazonas. Foi promovida subprocuradora-geral da República em 1995, atuando no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sucessivamente. Os outros subprocuradores votados foram Oswaldo Silva, que recebeu quatro votos, e Raquel Dodge, com um voto.

Edição: Juliana Andrade


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário