one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


south africa africa do sul energia eletrica

Imagem:

Compartilhar:

Local de queimada que ocasionou blecaute no Nordeste tem vegetação inadequada, diz Aneel

Criado em 02/09/13 20h22 e atualizado em 02/09/13 20h35
Por Sabrina Craide Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - O local onde ocorreu a queimada que ocasionou a queda de energia elétrica que deixou a Região Nordeste sem luz por algumas horas na última quarta-feira (28) apresenta vegetação de porte inadequado sob as linhas de transmissão, o que caracteriza falta de limpeza das faixas. A conclusão é da inspeção feita na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na Fazenda Santa Clara, no Piauí.

Leia também:

Ministério Público abre inquérito para investigar causas de blecaute no Nordeste

A Aneel informou que vai abrir um processo administrativo para determinar a responsabilidade e as punições devidas. “Em virtude das evidências de que a queimada da vegetação causou os desligamentos, a agência instruirá os consequentes processos administrativos para a determinação das responsabilidades e punições previstas na regulamentação setorial”, diz nota da entidade.

A fiscalização da agência inspecionou as faixas das linhas de transmissão Ribeiro Gonçalves–São João do Piauí, para identificar as causas dos desligamentos ocorridos na última quarta-feira (28). A operação foi acompanhada por técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Operador Nacional do Sistema (ONS). As linhas de transmissão são operadas pelas concessionárias Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) e Interligação Elétrica Norte Nordeste (Ienne).

Segundo o ONS, o blecaute foi provocado pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí, onde foram identificados focos de queimadas.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário