one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça do Senado, sabatina do subprocurador-geral da República Rodrigo Janot para o cargo de Procurador-Geral da República

Imagem:

Compartilhar:

Novo procurador-geral da República toma posse nesta terça-feira, 17

Criado em 16/09/13 16h17 e atualizado em 16/09/13 17h10
Por André Richter* Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

A sabatina do subprocurador-geral da República Rodrigo Janot para o cargo de Procurador-Geral da República
O novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi indicado ao cargo por Dilma Rousseff, e teve o nome aprovado pelo Senado no dia 10 de agosto (Wilson Dias/ABr)

Brasília – O novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, toma posse amanhã (17), às 17h, pela presidenta Dilma Rousseff. A cerimônia ocorrerá no auditório da Procuradoria-Geral da República (PGR). Janot ocupará o cargo vago com a saída do ex-procurador Roberto Gurgel, que deixou as funções no dia 15 de agosto, após quatro anos de mandato.

Rodrigo Janot foi indicado ao cargo por Dilma Rousseff, e teve o nome aprovado pelo Senado no dia 10 de agosto. Janot liderou a lista tríplice encaminhada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) à presidenta. Em nota, ao anunciar sua escolha, Dilma disse que “Janot reúne todos os requisitos para chefiar o Ministério Público com independência, transparência e apego à Constituição”.

Janot é subprocurador-geral desde 2003. Procurador da República desde 1984, é mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em direito do consumidor e meio ambiente pela Escola Superior de Estudos Universitários de Santa Anna, na Itália. Foi presidente da associação dos procuradores, de 1995 a 1997, e integrou a lista tríplice de 2011.

Em abril, durante debate promovido pela ANPR, Janot procurou minimizar a importância individual do procurador-geral da República, enfatizando a importância do trabalho coletivo dos procuradores. "Não sejamos ilhas. Temos que ser arquipélagos interligados por pontes", disse, na ocasião. O cargo de procurador-geral da República está sendo exercido interinamente por Helenita Acioli.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário