one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pedro Dallari será novo membro da Comissão Nacional da Verdade

Imagem:

Compartilhar:

Pedro Dallari será novo membro da Comissão Nacional da Verdade

Criado em 02/09/13 21h50 e atualizado em 02/09/13 22h13
Por Paulo Victor Chagas Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Pedro Dallari será novo membro da Comissão Nacional da Verdade
Pedro Dallari será novo membro da Comissão Nacional da Verdade (USP Imagens/Creative Commons)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff indicou o jurista Pedro Dallari como novo membro da Comissão Nacional da Verdade. De acordo com o Palácio do Planalto, a nomeação será publicada amanhã (3) no Diário Oficial da União. Ele irá ocupar o vaga aberta com a saída do ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles, que renunciou ao cargo no dia 18 de junho, alegando motivos pessoais.

Mais um cargo da comissão continua desocupado desde a saída, em abril, do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro, Gilson Dipp.

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Pedro Dallari é mestre, doutor e livre-docente pela mesma instituição, onde é professor associado do Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito. Atualmente, é membro do Conselho Diretor do Centro de Justiça das Américas, ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA). Entre 2004 e 2008, Pedro Dallari foi juiz e presidente do Tribunal Adminisrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Instituída em maio de 2012, a Comissão da Verdade visa a apurar “graves violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988”, de acordo com a Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011. A comissão, que agora tem seis membros, colhe informações, documentos e faz diligências para efetivar o direito à memória e à verdade histórica.

No último dia 26, o advogado José Carlos Dias foi confirmado como o novo coordenador. Ele é o quinto a assumir o cargo, já que os membros estabeleceram, no início do mandato, que a coordenação é rotativa.

 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário