one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


CNJ proíbe cartórios de recusar celebração de casamento civil entre homossexuais

Imagem:

Compartilhar:

Casais homossexuais se inscrevem para casamento gay comunitário no Rio

Criado em 13/10/13 17h28 e atualizado em 13/10/13 17h50
Por Vitor Abdala Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Casais de gays e lésbicas aproveitaram a 18ª Parada do Orgulho LGBT para se inscrever no primeiro casamento comunitário gay do Rio, marcado para 8 de dezembro, às 14h, no Tribunal de Justiça. As inscrições foram feitas em uma tenda do Programa Rio sem Homofobia, que organizou o casamento.

Luzimar Fernandes e Renata Pires, que têm união estável reconhecida, aproveitaram para se inscrever. “Isso significa muito. É uma união, uma conquista para a gente. Queríamos o casamento há muito tempo”, disse Renata.

O coordenador do Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento, disse que entre 2011 e 2012 foram feitas três cerimônias comunitárias para celebrar 200 uniões estáveis. Agora, os casais poderão oficializar o casamento.

“As pessoas vão poder sair da cerimônia com sua certidão de casamento. Vai ser a primeira cerimônia dessa magnitude no Brasil. Nossa previsão é reunir 150 casais. Acredito que será a maior cerimônia do mundo”, disse Nascimento.

Os casais que não se inscreveram durante a Parada do Orgulho LGBT poderão fazê-lo até 30 de outubro, em um dos centros de cidadania LGBT do Rio ou pelo telefone 0800 0234567, que funciona 24h.

 

Edição: Beto Coura
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário