one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espionagem cibernética

Imagem:

Compartilhar:

Espionagem cibernética é tema de seminário no Rio

Criado em 29/10/13 16h45 e atualizado em 29/10/13 17h05
Por Flávia Villela Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Assunto em pauta na agenda mundial e nacional, a espionagem cibernética foi tema hoje (29) da 3ª edição do seminário internacional Cyber Security, no Rio de Janeiro, com representantes de empresas e órgãos governamentais do setor de tecnologia da informação e de segurança. Como solução para o problema, foi unânime entre os palestrantes a necessidade de investimentos em tecnologias nacionais e a adoção de softwares (programas de computador) livres para combater a espionagem na rede e garantir a soberania cibernética brasileira.

Para o presidente do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Ricardo de Oliveira, o domínio da tecnologia significa soberania nacional. "Ainda não caiu a ficha da importância de termos o domínio da tecnologia nacional. É preciso estar atento ao que estamos produzindo aqui e como isso pode colaborar para o desenvolvimento do nosso país, sem ter paranoia em relação ao mundo, sem um modelo estatizante”, disse.

Leia mais notícias no canal de Tecnologia

Para o representante do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), José Maria Leocádio, os softwares livres trazem sustentabilidade de longo prazo para as empresas, pois são auditáveis, mais transparentes e aumentam a segurança dos produtos. “Estamos aumentando a voz para reclamar contra a espionagem, mas também precisamos arregaçar as mangas e codificar códigos de fontes mais seguros”, disse Leocadio, ao lembrar que a capacitação de pessoas é fundamental para que os softwares tenham real efetividade.

Leocadio explicou que o software americano, mesmo comprado no Brasil, continua enviando informações para seu fabricante. E o governo dos EUA, alegando razões de segurança, pode acessar esses dados. Segundo ele, a Microsoft faz isso porque a legislação dos EUA manda. A legislação dos EUA obriga que empresas como a Microsoft tenham dispositivos nos softwares que dão à Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) acesso aos dados de quem utiliza o programa.

O Serpro é responsável pelos programas de computador da Declaração de Imposto de Renda, entre outros programas, e o de correio eletrônico que em breve passará a ser usado por órgãos do governo federal.

O general José Carlos dos Santos, do Centro de Defesa Cibernética Brasileira (CDCiber), do Exército, defendeu a criação de uma Agência Nacional de Segurança Cibernética. “O Brasil não dispõe de um órgão com estrutura tecnológica de capacidade para certificar e homologar produtos utilizados pelas empresas de tecnologia da informação no nosso território”, ponderou. “Ainda não temos uma indústria de eletrônicos e telecomunicações para substituir grande parte dos mecanismos importados. Mas precisamos ter a capacidade de verificar se existem nos equipamentos críticos importados, como roteadores, canais ativados de espionagem [back door] por parte da inteligência dos países que fabricam esses produtos, como tudo leva a crer que ocorreu no caso Snowden”, disse, referindo-se às informações liberadas pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden.

Ainda segundo o general, embora a dependência tecnológica de países com grau de desenvolvimento mais alto seja a principal vulnerabilidade brasileira, dificilmente superado em curto prazo, o Marco Regulatório da Internet, que deve ser votado na semana que vem, representa um arcabouço legal fundamental para garantir direitos e deveres de cidadãos, empresas e do governo brasileiro, hoje inexistente. “Além disso, será uma posição oficial do Brasil em relação à governança da internet perante à comunidade internacional. O Brasil defende a neutralidade na internet, ou seja, que a internet é livre para todos, não apenas para grupos mais poderosos e uma governança que não esteja restrita a uns poucos países”, disse.

O representante da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Otávio Viegas Caixeta, explicou que uma série de medidas estão sendo tomadas há algum tempo por parte do governo para fortalecer a segurança cibernética como o desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas  e a construção do Anel Óptico Sul-Americanos para criar uma rede governamental em nível continental.

O Exército vai inaugurar no início de 2014 um laboratório de pesquisa para a defesa de segurança cibernética e a Marinha do Brasil fará uma licitação de roteadores, com foco no mercado nacional.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário