one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cortador de cana

Imagem:

Compartilhar:

Expansão da agricultura no Brasil estimula conflitos por terra, diz Oxfam

Criado em 08/10/13 12h50 e atualizado em 08/10/13 13h07
Por Alex Rodrigues Fonte:Agência Brasil

Brasília – Maior produtor mundial de açúcar, responsável por 20% do abastecimento mundial, o Brasil é, segundo a organização não governamental Oxfam, um exemplo de país onde os conflitos agrários têm crescido em consequência da expansão da agricultura, principalmente do plantio de soja e da cana-de-açúcar.

Ao lançar, na semana passada, uma campanha mundial – baseada no relatório O Gosto Amargo do Açúcar - para que as dez maiores empresas alimentícias e de bebidas do mundo adotem medidas que contribuam para evitar que pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais sejam expulsos de suas terras para dar espaço ao plantio de cana-de-açúcar, a Oxfam afirmou que os povos indígenas e quilombolas representam mais de um quarto das pessoas afetadas por conflitos agrários no Brasil.

Leia também:

Entidade empresarial rebate críticas à produção de açúcar no Brasil

Fabricantes de alimentos garantem que já buscam produção justa de matéria-prima

Outra preocupação da entidade é que, mesmo permanecendo em suas terras, os produtores sejam pressionados a abandonar outras culturas pela produção única da cana-de-açúcar.

“Embora certamente nem todas as disputas estejam relacionadas com [a produção do] açúcar, são os seus principais produtores, como Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo que tiveram um número expressivo de conflitos”, aponta o informativo divulgado à imprensa para subsidiar a campanha que visa a sensibilizar empresas e governos a construírem um sistema alimentar mundial mais justo.

De acordo com a Oxfam, as dez maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo (Coca-Cola, PepsiCo, Danone, Nestlé, Kellogg, Unilever, Associated British Foods (detentora, no Brasil, da marca Ovomaltine), General Mills (dona da marca Yoki e responsável por vender as barras de cereais Nature Valley e o sorvete Häagen-Dazs), Mars (chocolates M&M e Twix, além dos molhos Masterfoods) e Mondelez International (Tang, Fresh, Clight, Trakinas, Halls, entre outros produtos) adotam medidas para para identificar, evitar e tratar os consequentes conflitos agrários em sua cadeia de suprimentos. Procuradas pela Agência Brasil, algumas das empresas garantiram que já adotam mecanismos para garantir uma produção justa e sustentável ao longo de toda a cadeia produtiva.

A conclusão do estudo é que, ante a estimativa de que, por causa “do nosso insaciável amor pelo doce”, a produção mundial do produto cresça 25% até 2020, a competição por áreas produtivas se intensifiques. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento revelam que, no Brasil, a produção de açúcar saltou de 16,02 milhões de toneladas na safra 2000/2001 para 38,35 milhões de toneladas no ciclo 2012/2013. No período, a produção nacional de cana-de-açúcar (destinada também à produção de etanol) saltou de 255 milhões de toneladas para 589 milhões de toneladas, retomando a tendência de crescimento interrompida em 2011.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) vem apontando outros problemas verificados em monoculturas como a da cana-de-açúcar: o volume de agrotóxicos pulverizados nas lavouras e o número de casos de trabalhadores encontrados vivendo em condições semelhantes à escravidão.

O diretor de Comunicação e Marketing da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Adhemar Altieri, contudo, garante que o setor é um dos que atingem o maior índice de trabalho formal do país, com, segundo ele, mais de 90% dos trabalhadores com carteira registrada. A ONG Repórter Brasil, por outro lado, aponta, no livro Escravo, nem Pensar, que, entre 2003 e 2011, 10.495 trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão, aproximando o setor à pecuária, atividade com o maior número de autuações dos fiscais do trabalho.

No início do mês, o Movimento Quilombola do Maranhão ocupou a sede do Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra) no estado e promoveu manifestações para denunciar a ameaça a comunidades quilombolas de serem expulsas de seus territórios pela expansão de canaviais e de plantações de soja, eucalipto e pecuária. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organização ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não se pronunciou sobre a questão.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário