one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


água

Imagem:

Compartilhar:

Fórum sobre sustentabilidade discute uso racional da água pela indústria

Criado em 24/10/13 07h58 e atualizado em 24/10/13 12h08
Por Paulo Virgilio Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

água
Indústrias usam 2,3 milhões de litros de água por segundo, no Brasil (Agência Brasil)

Rio de Janeiro - O uso racional da água pela indústria torna-se cada vez mais necessário diante da perspectiva de crescente escassez do recurso em todo o mundo. A questão da água é o tema da primeira edição do Projeto CNI Sustentabilidade, ciclo de debates que será realizado nesta quinta-feira (24), das 9h às 17h, no Hotel Sofitel Copacabana, no Rio.

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ciclo ocorrerá uma vez por ano, sempre tendo como foco a discussão da conservação de um recurso natural e de seu uso racional. De acordo com a diretora de Relações Institucionais da entidade, Monica Messenberg, “a iniciativa renova o compromisso da CNI com o governo e a sociedade de trabalhar em conjunto pelo crescimento econômico do Brasil, pela inclusão produtiva e pela conservação dos recursos naturais”.

A menos que sejam adotadas novas políticas de racionalização, o mundo enfrentará até 2050 uma disponibilidade de água doce ainda mais crítica do que a do quadro atual. Dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam que na metade do século mais de 40% da população global viverão em regiões com elevado risco de escassez de água doce. A demanda global pelo recurso deve aumentar 55% até 2050.

Na indústria, a previsão é de que o consumo cresça 400%. Atualmente, no Brasil, são retirados dos rios, a cada segundo, 2,3 milhões de litros de água para uso industrial. Desse total,  402 mil litros (17%) são utilizados na fabricação de produtos como bebidas, alimentos e cosméticos, em operações de lavagem ou na geração de energia. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a indústria devolve para a natureza 79% do total captado.

Para a CNI, a adoção de práticas de gerenciamento racional de água é uma estratégia para a redução dos custos de produção da indústria, além de contribuir para a conservação do meio ambiente. Com esse objetivo, a entidade traduziu para o português uma ferramenta gratuita de gerenciamento de água, desenvolvida nos Estados Unidos em 2011.

Já utilizada pelas 200 maiores multinacionais, a aqua guage - medidor de água – permite à empresa acompanhar o consumo, os custos, identificar desperdícios e adotar medidas para o uso mais eficiente da água. A ferramenta já está disponível para download no site www.portaldaindustria.com.br .

Os presidentes da ANA, Vicente Andreu Guillo, do Conselho Mundial de Água, Benedito Braga, e a economista ambiental do Programa de Água da OCDE, Kathleen Dominique, são alguns dos participantes do evento, que reunirá especialistas internacionais em recursos hídricos. O Projeto CNI Sustentabilidade tem o apoio da ANA, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável  e da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário