one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os peixes confundem o plástico nos oceanos com plâncton

Imagem:

Compartilhar:

Cientistas de vários países debaterão no Rio a sustentabilidade global

Criado em 12/11/13 19h32 e atualizado em 12/11/13 19h52
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas

Brasília – Pesquisadores e cientistas de todo mundo estarão reunidos entre os dias 25 e 27 deste mês, no Rio de Janeiro, para debater temas como a desigualdade, barreira para a sustentabilidade global e o uso da ciência para lidar com os recursos naturais. Em sua sexta edição, o Fórum Mundial de Ciência (WSF, na sigla em inglês) ocorrerá, pela primeira vez, no país. Ao todo, o evento deve reunir 600 líderes mundiais de mais de 120 países e terá como foco “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”.

Para o presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, a realização do evento neste mês é o reconhecimento internacional da qualidade da ciência brasileira. “É um momento de reflexão do papel da ciência no desenvolvimento sustentável do mundo. Além disso, ao ocorrer no país, mostra que o cientista brasileiro tem a dizer e também a acrescentar à ciência mundial”, disse. O CGEE é uma das 12 instituições que organizam o Fórum.

Leia mais notícias no Portal EBC.

O evento foi construído a partir de sete encontros preparatórios em capitais brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Recife, Porto Alegre e Distrito Federal. Nas reuniões foram discutidos temas de interesse regional e os relacionados aos principais desafios da ciência no século 21, nos contextos nacional e internacional, para serem levados ao Fórum.

“A expectativa é que o fórum seja o ponto alto da ciência brasileira. O setor entrou para o radar da população. O debate é permanente e é assim que a ciência avança, pois vai gerar impactos diretos em temas como mudanças climáticas e segurança”, ressaltou Laplane.

Na semana anterior ao fórum ocorrerá o Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, nos dias 21 e 22. O objetivo é promover, em âmbito nacional, uma discussão sobre o tema. Na reunião prévia, será apresentada a Declaração da América Latina e do Caribe para o WSF 2013, que apresenta um plano estratégico regional para a resolução de problemas comuns para as próximas décadas.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário