one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maior parte da ração para frangos vem do milho e da soja.

Imagem:

Compartilhar:

Abate de animais no país tem recorde

Criado em 11/12/13 11h11 e atualizado em 11/12/13 12h26
Por Isabela Vieira Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil.

Rio de Janeiro – O abate de bovinos, frangos e suínos bateu recorde no terceiro trimestre de 2013. A informação consta da Pesquisa Trimestral de Abate de Animais e Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos e foi divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mato Grosso é a região que lidera o ranking.

Em todo o país, o abate de bovinos chegou 8,91 milhões de cabeças, o segundo maior na comparação trimestral. O aumento é de 4,4% em relação aos três meses anteriores e de 10,7% em relação ao mesmo período de 2012. A produção de carcaças também bateu recorde e chegou a 2,137 milhões de toneladas, aumento de 6,4% em relação ao três meses anteriores e 11,4% em relação ao mesmo período 2012.

Entre os estados, o Mato Grosso liderou o abate de bovinos, segundo o ranking calculado pelo IBGE, com aumento de 21,9%, em relação ao mesmo trimestre em 2012. Dentre as regiões do país, o número de cabeças abatidas subiu 14,4% no Norte, 13,3% no Centro-Oeste, 11,1% no Sudeste e 9,9% no Nordeste. Na Região Sul, o IBGE registrou redução de 3,8% na atividade.

A pesquisa de abate de animais mostra também aumento de 5,3% no abate de cabeças de suínos, que chegou a 9,35 milhões e representa aumento de 0,6% na comparação com o terceiro trimestre de 2012. Já o abate de frangos chegou a 1,44 bilhão de aves, representando aumento de 1,1% na comparação com os três meses anteriores ao levantamento e 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado.]

Leia também outras notícias em Economia

O peso das carcaças de suínos e frangos atingiu a marca de 900 mil toneladas e 3,1 milhões de toneladas, respectivamente. O aumento em um ano foi de 0,4%, em relação aos suínos, e de 8,4%, na comparação dos frangos. A Região Sul é líder no abate desses animais, com destaque para o Paraná, seguida da Sudeste, no caso dos frangos.

A aquisição de leite cru chegou a 5,9 bilhões de litros e a aquisição de peças de couro foi de 10,01 milhões. Já a produção de ovos de galinha foi de 692,01 milhões de dúzias.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário