one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Transporte público no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Tribunal de Contas do Rio recomenda que prefeitura não aumente passagem de ônibus

Criado em 20/12/13 18h07 e atualizado em 20/12/13 18h38
Por Akemi Nitahara Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

ônibus rio de janeiro
Transporte público no Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/ABr)

Rio de Janeiro – O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro recomendou que a prefeitura do Rio não reajuste o valor das passagens de ônibus, enquanto o órgão analisa a auditoria feita nas empresas de transporte.

Leia mais: Habitação e transportes impulsionam inflação

Em nota, o tribunal informa que “a comissão especial criada para investigar os contratos feitos pela prefeitura com as empresas de ônibus já finalizou sua parte, mas falta agora o relatório ser votado em plenário”. A comissão especial foi criada em setembro para “promover ampla apuração no sistema de transporte público por ônibus incluindo a correlação tarifas cobradas x qualidade do serviço x receitas auferidas”.

No memorando, o conselheiro Ivan Moreira dos Santos reconhece o mérito do Poder Público, que fez uma licitação em 2010. Mas diz haver uma “caixa-preta” na prestação de contas das empresas. “Não me parece possível negar que há irregularidades e obscurantismo, no caso dessa modalidade de serviço público, quando se verifica que até a integrantes dos consórcios é negada transparência aos reais números do faturamento desse bilionário setor”.

Entre os problemas citados pelo conselheiro estão a dificuldade na obtenção de dados, demora no encaminhamento, falta de padronização nas metodologias de coleta de informações, ausência de série histórica dos dados e remessa de grande volume de documentação não solicitada.

A prefeitura informou que ainda não foi notificada pelo tribunal e que, por enquanto, não irá se manifestar sobre a questão.

Ontem (19), o secretário municipal de Transporte, Carlos Roberto Osorio, disse que “a prefeitura não tem posição oficial sobre o aumento de passagem. Não temos nada confirmado”.
 

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário