one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A exposição pretende demonstrar que a cruz ultrapassa o conceito da religião

Imagem:

Compartilhar:

Integrantes do Comitê de Diversidade Religiosa são nomeados

Criado em 20/01/14 21h09 e atualizado em 20/01/14 21h24
Por Marcelo Brandão Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou, no último ano, 231 denúncias sobre discriminação religiosa. Com base nesses números, a secretaria criou o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa. Foram nomeados 20 representantes, sendo dez suplentes e dez titulares, para debater garantias à liberdade religiosa.

Leia mais notícias

A ministra Maria do Rosário enfatizou a importância de se preservar as várias religiões no Brasil como um traço cultural. “O Brasil tem que cuidar disso porque é um aspecto positivo que o nosso país tem. A religiosidade, e também o direito de não exercer religião, tem que ser visto como um direito humano essencial”.

O comitê não é composto por representantes de religiões, e sim por estudiosos da religiosidade. “Não cabe ao Estado dizer qual religiosidade é oficial e qual não é”, explicou a ministra. Segundo ela, embora cada membro tenha sua religião, os critérios de participação no grupo não foi baseado na fé de cada um. O objetivo era agregar pessoas que tivessem capacidade de diálogo com diferentes crenças para estimular uma integração.

Fábio Nascimento, integrante da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP, é um dos membros do comitê. Ele diz que não representa religião, e sim defende o respeito entre todas as manifestações de fé. “O Brasil é um dos melhores países, falando em liberdade religiosa, mas há muitos problemas aqui. Infelizmente, há perseguição e intolerância, geralmente de uma religião para outra, mas isso também parte da sociedade. E a diversidade religiosa faz parte da cultura do país e forma o povo maravilhoso que tem”.

Edição Carolina Pimentel

  •  
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário