one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro – A espuma amarelada encontrada na orla das zonas oeste e sul da cidade na manhã de hoje (6) é um fenômeno natural comum no verão, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A espuma é resultado da decomposição de algas

Imagem:

Compartilhar:

Mancha branca aparece novamente em praias do Rio

Criado em 21/01/14 22h01 e atualizado em 21/01/14 22h11
Por Douglas Corrêa Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pelo segundo dia consecutivo,  uma mancha de coloração branca apareceu nas praias da zona sul do Rio, principalmente, na altura do Posto 6 em Copacabana, em São Conrado e no Leblon.

Leia mais notícias

Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) esclarece que a espuma que encobre o litoral do Rio de Janeiro é decorrente da decomposição de algas e microorganismos, associada ao mar mais agitado, e não necessariamente é um indicativo de que as praias estejam impróprias para o banho.

De acordo com os técnicos da gerência de Qualidade das Águas do INEA, a espuma não é tóxica, não oferece risco a saúde dos banhistas e foi ocasionada por uma mudança brusca nas condições do mar, que passou de calmo a agitado entre o sábado e o domingo, o que favorece o fenômeno. A espuma tende a dissipar-se em poucos dias, com condições de mar mais calmo.

As florações de algas têm sido frequentes neste verão, sobretudo as da espécie tetraselmis s.p., que conferem uma cor acastanhada à água do mar. O fenômeno ocorre devido a uma combinação de fatores como alta insolação e calor, mar calmo e presença de nutrientes na água. Nutrientes que são provenientes das próprias correntes oceânicas e do aporte de esgoto devido à vazão de rios, de lagoas e de baías para o mar, principalmente após chuvas fortes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário