one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dezenas de pessoas protestam contra a demolição de casas da Comunidade do Metrô, que fica às margens da Avenida Radial Oeste e próxima ao Maracanã. O trabalho de demolição está sendo feito pela prefeitura para que seja construído um parque no local

Imagem:

Compartilhar:

Moradores de favela resistem à desapropriação

Criado em 08/01/14 18h55 e atualizado em 09/01/14 10h52
Por Isabela Vieira Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - É no meio de muito lixo, escombros, esgoto a céu aberto, moscas e ratos que resistem os moradores da Favela Metrô-Mangueira. Localizada perto do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, que será palco da final da Copa do Mundo, a comunidade teve a demolição de casas retomada ontem (7) pela prefeitura, e os moradores reagiram à possibilidade de perda da casa com protestos de manhã e à noite. O policiamento foi reforçado hoje (8) para evitar novas manifestações.

Leia mais notícias

As casas da favela estão sendo desapropriadas e destruídas desde 2010, pois no local está previsto a construção do  Pólo Automotivo Mangueira. Entretanto, durante o processo de retirada dos moradores, outras novas famílias se mudaram para Favela Metrô-Mangueira, ocupando casas já marcadas para demolição.

É o caso da aposentada Vera Lúcia Rios, de 70 anos, que vive com os quatro netos na Metrô-Mangueira. Ela  sustenta as crianças depois que a filha, usuária de drogas, saiu e nunca mais voltou. “Vim para cá, para invasão, porque tenho as crianças, não tenho como pagar aluguel, tenho uma filha que virou cracuda [usuária de crack] há quatros anos e sumiu”, disse.

Confira a galeria de imagens da demolição na Comunidade:

Vera paga um empréstimo e sustenta a família com cerca de R$ 500 por mês. As crianças, entre seis e 12 anos, ajudam como podem. Uma delas auxilia na remoção de fios de cobre para um ferro-vellho que fica colado na favela, na Avenida Radial Oeste.

Também com a casa para  ser demolida, a doméstica Tatiane Souza Gardêncio, cobra auxilio da prefeitura para a mudança e pede um imóvel novo. Ela mora na comunidade há oito meses com oito familiares, entre filhos e netos, depois de deixar a favela em Campo Grande, na zona oeste.“Eles [a prefeitura] falam que é invasão. Mas eu vou preferir morar na rua com os meus filhos do que na invasão? Não”, disse. “Eu vim porque estava vazio. Peguei e entrei”.

De acordo com o agente da Pastoral de Favelas, Luís Severino da Silva, que acompanha a situação desde 2011, quando a comunidade foi notificada para deixar o local, os imóveis em pé foram apropriados por famílias em situação de vulnerabilidade extrema. “Tem que fazer uma triagem e realocar essas pessoas urgentemente. Botar todo mundo na rua não resolve”, disse.

Para Silva, a prefeitura falhou ao deixar os imóveis da Metrô-Mangueira em pé e em despejar, agora, os novos moradores. “Essas pessoas não têm uma casa, nunca tiveram. Não adianta despejá-los, jogá-los na rua. Abrigo não funciona. A prefeitura tem que acolher”, reforçou.

A Secretaria Municipal de Habitação disse que as cerca de 630 famílias que viviam originalmente na comunidade foram reassentadas e que os moradores que posteriormente ocuparam os imóveis desapropriados estão inscritos no Programa Minha Casa, Minha Vida, aguardando o sorteio de uma nova moradia. A única alternativa para eles é a espera em abrigos da prefeitura.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário