one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Programa Minha Casa, Minha Vida entrega 934 mil

Imagem:

Compartilhar:

Moradores retirados da comunidade do Metrô-Mangueira vão ser cadastrados no Minha Casa, Minha Vida

Criado em 09/01/14 20h41 e atualizado em 09/01/14 21h09
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os atuais moradores da comunidade Metrô-Mangueira, na zona norte do Rio, vão ser cadastrados para receber um aluguel social até serem realocados para imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida. A favela será demolida para a instalação no local de um polo automotivo. Antes, a administração municipal tinha anunciado que eles iriam para um abrigo.

A decisão foi tomada em uma reunião, nesta quinta-feira (9) à tarde, entre representantes da Secretaria Municipal de Habitação e da subprefeitura, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das famílias que se instalaram na comunidade após o primeiro levantamento feito pela prefeitura que reassentou várias famílias do local em habitações do Minha Casa, Minha Vida.

Leia também:

PMs do Rio são demitidos por fazer segurança de contraventor

Duas vítimas de ataque a ônibus vão fazer tratamento médico em outro Estado

A demolição dos imóveis feita pela Subprefeitura da Zona Norte, que iniciou na terça-feira (7), foi acompanhada por agentes da Guarda Municipal e policiais militares. Os moradores chegaram a protestar contra a demolição. Eles tentaram impedir a derrubada das casas e interromperam o trânsito na Avenida Radial Oeste, perto do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Para garantir o trabalho da subprefeitura, Polícia Militar montou um esquema de segurança no local.

O projeto de reassentamento das 662 famílias começou em 2010. Segundo a prefeitura, todas as famílias viviam em condições insalubres e precárias. Os primeiros moradores foram transferidos para imóveis dos condomínios Mangueira 1 e Mangueira 2, que fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida. A remoção terminou em dezembro de 2013, quando as últimas famílias receberam imóveis no Bairro Carioca, em Triagem, também zona norte do Rio.

Após a demolição de todos os imóveis da comunidade, a prefeitura vai construir no terreno o Polo Automotivo Mangueira que, além de atividades comerciais e serviços para o setor, vai incentivar a geração emprego e renda para a população local. A prefeitura informou ainda que o polo terá também um parque com ciclovia, área Infantil, academia para idosos e pista de skate. Também serão plantadas 400 árvores. A intenção da administração municipal é beneficiar moradores do entorno do Morro da Mangueira.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário