one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 200 haitianos aguardam visto provisório para trabalhar no país. Eles vivem em condições precárias e se alimentam de doações.

Imagem:

Compartilhar:

Solução para aumento do fluxo de haitianos no País pode ser anunciada na próxima semana

Criado em 17/01/14 12h18 e atualizado em 17/01/14 12h40
Por Carolina Gonçalves Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Brasília – Uma reunião marcada para a próxima terça-feira (21), entre representantes dos ministérios da Justiça, Saúde e Casa Civil, pode apontar uma saída para a situação de milhares haitianos abrigados no município de Brasiléia, no Acre. O governo do estado espera que o pedido de fechamento provisório da fronteira seja considerado como uma das estratégias do governo federal para contornar a situação considerada alarmante pelas autoridades locais.

A reunião foi marcada depois que o governador do Acre, Tião Viana relatou como está a atual situação em Brasiléia no encontro que ocorreu ontem (16), em Brasília com o ministro José Eduardo Cardozo. Mais de 1,2 mil pessoas estão no abrigo em Brasileia, a mais de 200 quilômetros da capital Rio Branco montado para receber até 450 pessoas. 

Leia também outras notícias em Cidadania 

De acordo com o secretário de Direitos Humanos do estado, Nilson Mourão o grupo está vulnerável a diversos riscos de saúde e segurança. Mourão está desde ontem (16) no município, acompanhado por equipes da Defesa Civil estadual e adiantou hoje (17) à Agência Brasil que algumas providências já começam a ser adotadas.

“Vamos começar hoje a limpeza do abrigo pelos agentes da Defesa Civil. Queremos garantir a segurança no local para evitar incêndios e problemas provocados pelas chuvas que já começaram”, explicou. Segundo ele, equipes da secretaria estadual de Saúde também devem chegar a Brasiléia para orientar os abrigados sobre o risco de doenças contagiosas e as formas de prevenção. A medida foi sugerida por Mourão que alertou sobre a aglomeração de pessoas acima da capacidade do abrigo. “Estas medidas, ainda assim, são insuficientes. O fluxo de pessoas continua aumentando. Ontem chegaram mais 50 pessoas e as empresas pararam de contratar”, disse o secretário.

O acordo feito com empresários de diversos setores como o de construção civil e metalurgia para garantir emprego para muitos haitianos em outros pontos do país não têm sido suficiente para fazer frente ao fluxo migratório crescente. A situação se agravou quando, no início de dezembro as contratações foram reduzidas em função do período de menor atividade. A expectativa é que a partir de fevereiro as empresas retomem o recrutamento.

“Ontem já tivemos um sinal melhor já que uma empresa veio e recrutou 130 pessoas e soubemos que outra empresa deve vir hoje para contratar mais alguns”, afirmou Mourão.

Ainda que o recrutamento volte ao ritmo normal, autoridades acreanas temem pela situação de mulheres e crianças que não estão no alvo destas contratações. Outra preocupação é com o aumento de pessoas entrando irregularmente pela fronteira. Segundo Mourão, os empregos oferecidos não são suficientes para atender o acúmulo registrado nas últimas semanas. 

“Além disto, Brasiléia não tem condições de sediar outro abrigo. Se o governo federal indicar a construção de um outro local, não há condições na cidade. Estamos estudando, inclusive, a possibilidade de deslocar algumas pessoas para a capital Rio Branco, mas esta é uma operação complicada”, disse.

Procurada pela Agência Brasil desde ontem, a assessoria do Ministério da Justiça não se posicionou sobre o caso. Apenas informou que está acompanhando a situação em Brasiléia através de vistorias e a presença de agentes da Polícia Federal no município.

Edição: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário