one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há pontos de quedas de barreira e muita lama por toda a cidade

Imagem:

Compartilhar:

Chuvas obrigam saída de 600 famílias de suas casas em Miracatu

Criado em 17/02/14 12h12 e atualizado em 17/02/14 12h18
Por Camila Maciel Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Mais de 600 famílias tiveram as moradias afetadas em razão das chuvas que atingiram, no último sábado (15), o município de Miracatu, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. De acordo com a prefeitura, 102 famílias estão abrigadas em centros comunitários, escolas e igrejas e 504 famílias optaram por se instalar na casa de parentes. Entre a madrugada de sábado e de domingo, choveu cerca de 300 milímetros (mm), quando o esperado para todo o mês era 200 mm. O governo municipal decretou estado de emergência.

O nível do Rio São Lourenço, que corta a cidade, subiu 8 metros, alagando bairros como o da Baixada, na região central, onde morava a maioria dos desabrigados. A prefeitura informou que o rio, agora, está 7 metros acima do normal e há previsão de repetição das chuvas nos próximos dias, o que preocupa ainda mais as autoridades. O Fundo Social de Solidariedade do município está recebendo doações de cestas básicas, produtos de limpeza e água potável, que são os itens de maior carência.

A economia do município é baseada na produção de banana e, com a interdição de estradas, o escoamento está prejudicado. De acordo com a prefeitura, a pior situação é na Estrada dos Morais, onde o acesso está sendo feito apenas com carro pequeno. O prejuízo nas lavouras ainda não foi calculado. Além da dificuldade em transportar a produção, pelo menos três bairros da zona rural estão ilhados. O acesso à população que reside em Faú, Teagem e Jaraçatiá está sendo feito apenas de barco.

Leia também outras notícias em Brasil 

O município de Juquiá, a 165 quilômetros da capital, também no Vale do Ribeira, enfrenta situação crítica por causa das chuvas. Cerca 135 pessoas estão desalojadas e 35 estão com as casas interditadas sob monitoramento. No total, 350 casas foram atingidas, entre casos de alagamentos e desabamentos. Segundo a prefeitura, dez bairros da zona urbana e cinco rurais foram atingidos, o que corresponde a mais de 60% da área do município.

O Rio Juquiá transbordou, ficando aproximadamente 7 metros acima do normal. Segundo dados da Defesa Civil do município, o nível está subindo de 3 a 5 cm por hora. A Rodovia SP-079, que liga Juquiá a Sorocaba, foi a mais atingida. Na altura do quilômetro 135 houve quebra de barreira, afetando parte da pista. Na SP-165, que liga Juquiá a Sete Barras, houve desabamento de árvores, mas o trânsito já foi liberado.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário