one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Principal sistema que abastece São Paulo atinge o menor nível em 39 anos

Imagem:

Compartilhar:

Governo paulista ainda não cogita racionar água no estado

Criado em 04/02/14 17h18 e atualizado em 04/02/14 17h33
Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Principal sistema que abastece São Paulo atinge o menor nível em 39 anos
O governo paulista não trabalha, até o momento, com a possibilidade de racionamento de água no estado em razão da falta de chuvas no mês de janeiro. O calor excessivo e a falta de chuva fizeram com que o nível do principal reservatório de abastecimento da cidade, o Sistema Cantareira, chegasse hoje a 21,2% do total da capacidade (Foto: © Sabesp)

O governo paulista não trabalha, até o momento, com a possibilidade de racionamento de água no estado em razão da falta de chuvas no mês de janeiro. O governador Geraldo Alckmin espera que a medida de estímulo de combate ao desperdício com um bônus da conta de água e a expectativa de chuvas a partir do dia 15 deste mês sejam suficientes para garantir o abastecimento. “Isso vai depender da resposta da sociedade [em economizar], que eu entendo que será positiva”, declarou hoje (4) após participar de evento sobre liberação de recursos para construção de moradia popular.

O calor excessivo e a falta de chuva fizeram com que o nível do principal reservatório de abastecimento da cidade, o Sistema Cantareira, chegasse hoje a 21,2% do total da capacidade. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o ideal seria um volume armazenado acima de 50%. O sistema atende a cerca de 10 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

Leia outras notícias em Brasil

Alckmin destaca que os últimos meses apresentaram um comportamento atípico para a época do verão, por isso a necessidade de medidas de precaução para superar esse período. “E o pior é não chover e fazer muito calor. Você tem um consumo de água muito maior e não tem a reposição pelas chuvas”, apontou. Ele espera que período de chuvas se estenda pelos meses de março e abril, já no outono, para compensar a escassez de água.

Para incentivar a economia de água, a Sabesp lançou uma campanha em que oferece um desconto de 30% no valor da conta de quem conseguir economizar 20% no consumo em relação ao gasto médio dos últimos 12 meses. Podem participar os consumidores residenciais, comerciais e industriais. “Já tivemos uma situação dessa em 2004 e houve boa resposta. Fizemos 20% [desconto] mais 20% [de bônus]. Agora estamos fazendo 20% mais 30%. Se economizar 20%, a conta cai praticamente pela metade”, destacou o governador.

A companhia pede para que a população economize água, adotando medidas como tomar banhos mais curtos, usar vassoura em vez de mangueira para limpar quintais e calçadas, acumular as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima e fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Editor Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário