one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Clima ficou mais quente no ano

Imagem:

Compartilhar:

Itamaraty e sociedade civil se preparam para conferência da ONU sobre clima

Criado em 26/02/14 17h27 e atualizado em 26/02/14 17h36
Por Andreia Verdélio Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores promoveu hoje (26) uma reunião entre entidades da sociedade civil e autoridades governamentais que preparam o país para a Conferência das Partes de Lima (COP-20) da Convenção-Quadro das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança do Clima. O objetivo é recolher informações e contribuições dos movimentos sociais, setor privado, academia e representantes da sociedade interessados no clima, de forma a obter subsídios para elaboração da posição do governo brasileiro, em preparação à próxima rodada de negociações.

Leia também: 

Itamaraty promove debate para elaboração de "livro branco"

A COP-20 está marcada para dezembro deste ano, na capital do Peru, e é considerada uma conferência de transição, assim como foi a COP-19, em Varsóvia, em preparação para a COP-21 de Paris, em 2015, cujo objetivo é alcançar um acordo internacional efetivo sobre o clima. “É uma conferência global com interesses não só nacionais, mas regionais, setoriais e econômicos. Estamos falando de uma convenção que é transversal em matéria de impactos na sociedade e isso justifica também uma posição brasileira que seja representativa”, disse o embaixador Everton Lucero, chefe da divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Itamaraty.

De acordo com o diplomata, a estratégia dos países para evitar um novo fracasso nas negociações sobre mudanças climáticas é ampliar o período de negociação. “Para que não haja uma grande frustração como foi a conferência em Copenhague, em que se criou uma grande expectativa de que ela resolveria definitivamente a questão das mudanças climáticas, houve um entendimento de que, para Paris, deveria haver um processo negociador maior”, disse o embaixador.

Para Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima, uma rede de organizações não governamentais que atuam no debate das mudanças climáticas, é preciso também que o governo brasileiro coloque na mesa os seus números, como compromissos e metas. “É preciso que o governo esteja preparado, de acordo com sua responsabilidade, capacidade e direito de desenvolvimento, para assumir compromissos. Que leve em consideração a responsabilidade histórica [dos países que mais emitiram gases de efeito estufa], mas não se restrinja a isso.”

O diretor de políticas públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão, diz que, desde a ECO-92, a conferência climática da ONU ocorrida no Rio de Janeiro e que deu origem à Convenção sobre o Clima, o país avançou pouco em políticas setoriais. Por isso, defendeu que o "sentido de urgência" da questão seja reativado. “O senso de urgência às vezes nos parece que fica imunizado, como uma espécie de homenagem a esse processo que, ao final de 20 anos, nos caberia perguntar: em que avançamos? O que temos de resultado concreto para que a gente possa imaginar que podemos ficar tranquilos em relação a todo esse período decorrido desde a ECO-92?”

O catador de material reciclável, Ronei Alves da Silva, do Movimento Nacional de Catadores, também presente ao encontro, cobrou a execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, para evitar que empresas de incineração se instalem no país. “A capital do país tem o maior lixão a céu aberto da América Latina, com uma grande produção de gás metano, e nada foi feito. Com os incineradores, vai se criar um problema maior ainda, e é preciso que o governo se posicione contra”, disse Ronei.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário