one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Agricultor

Imagem:

Compartilhar:

Programa de Aquisição de Alimentos chega a cinco países africanos

Criado em 08/02/14 19h25 e atualizado em 08/02/14 19h52
Por Andreia Verdélio Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003 dentro das iniciativas do Programa Fome Zero para fortalecer os circuitos locais de produção agrícola e a agricultura familiar, também beneficiou quase cinco mil agricultores e mais de 124 mil estudantes em cinco países da África. O PAA África é uma iniciativa conjunta do governo brasileiro, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e do Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional. Com um orçamento total de US$ 11 milhões, já foi implementando na Etiópia, em Malaui, Moçambique, no Senegal e Níger.

A fase piloto do programa começou em fevereiro de 2012, com foco na compra de alimentos para a merenda escolar. Segundo o técnico do Ministério da Agricultura de Moçambique, Eugénio Comé, em visita ao Brasil, é possível perceber que os relatos sobre a agricultura familiar estão mesmo se concretizando no país. “Tirei boas lições dessa experiência que tive no Brasil e vou levá-las com a perspectiva de adaptar o que vi aqui para a realidade de Moçambique."

Eugénio e Guidione Ezequiel Elias, agricultor familiar moçambiquenho, participaram nesta semana, em Brasília, de um seminário internacional em comemoração aos 10 anos do PAA. Eles também participaram de uma visita à região rural de Planaltina (DF) para conhecer as experiências brasileiras de produção e distribuição de alimentos. Na ocasião, 11 delegações estiveram na Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) e no Assentamento Pequeno Willian, que vendem alimentos para o PAA.

Perguntado sobre o que é produzido pelos agricultores de Moçambique, a lista de Eugénio é grande. Começa com o milho, número um em produção, passa pelos cereais, como o arroz e o trigo, as leguminosas e as oleaginosas, como o girassol, as hortaliças, os tubérculos e os feijões. “Em sua maioria, os produtos se assemelham aos produzidos no Brasil."

Para a representante da Unidade de Programas do PMA, Sharon de Freitas, o PAA brasileiro foi inspiração para outros países criarem modelos próprios. “Os dois [moçambiquenhos] vieram em uma situação de troca de experiências. É muito interessante estarem aqui com outras pessoas da América Latina. A expectativa é aprimorar o programa que está começando lá."

Os projetos de erradicação da pobreza extrema e da fome no Brasil também são referências para países da América Latina e do Caribe. Em 2013, por meio da cooperação internacional entre o governo brasileiro e a FAO, iniciou-se um projeto para contribuir com a erradicação da insegurança alimentar na região.

Leia também outras notícias em Internacional 

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), mais de 800 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo e uma em cada quatro crianças menores de cinco anos corre o risco de morrer em consequência de doenças associadas à má nutrição. Na América Latina e no Caribe, são 47 milhões de pessoas nessa situação.

Para Rodolfo Machaca Yupanquí, produtor camponês e secretário-geral da Confederação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses da Bolívia, é muito importante compartilhar a experiência no Brasil. “A agricultura familiar havia sido abandonada, historicamente, pelos governos, pelos estados, pela ciência. É importante retomar e fortalecer essa iniciativa. A agricultura familiar é a garantia de alimentação para a humanidade e não se compara à agroindústria em termos de produção de alimentos."

Machaca ressalta a atuação da FAO em convocar os países para debater a soberania alimentar. “Para a Bolívia é um desafio reduzir a extrema pobreza. Passamos as décadas de 1990, de 2000 e já entramos em outra década. Então, devemos nos unir e compartilhar as políticas públicas e os programas para promover a agricultura familiar”, disse ele, referindo-se à meta estabelecida no Primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio da ONU: reduzir pela metade, de 1990 até 2015, a proporção da população que sofre de fome.

Editor Andréa Quintiere

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário