one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Banco Central do Brasil, em Brasília (DF)

Imagem:

Compartilhar:

Técnicos do BC param por duas horas a favor de melhorias na carreira

Criado em 26/02/14 11h59 e atualizado em 26/02/14 12h13
Por Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante

Técnicos do Banco Central (BC) fazem hoje (26) uma paralisação de duas horas, entre 10h e 12h, para reivindicar a modernização da carreira. Eles querem a exigência de nível superior nos concursos do BC para os cargos de nível técnico. Atualmente, só há a exigência de nível superior para os analistas. 

Leia também no Portal EBC: 

Banco Central e AGU pedem suspensão de julgamento sobre planos econômicos

Banco Central tem lucro recorde em 2013

Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos do Banco Central em Brasília, José Willekens Brasil, atualmente os técnicos recebem 38% do salário dos analistas. De acordo com ele, a medida equipararia os salários. Além disso, Willekens disse haver desvios de função no BC, com analistas exercendo as mesmas funções dos técnicos, mas com salário maior.

Willekens disse ainda que o próprio BC já elaborou notas técnicas, sugerindo a mudança, mas “não houve vontade política”. De acordo com uma dessas notas técnicas, de 2006, repassada pelo sindicato, ao longo dos anos, o BC assumiu novos desafios, sendo necessário o “enriquecimento” do trabalho dos técnicos. O texto informa ainda que a diferenciação entre as carreiras ocorre pela natureza estratégica das atividades dos analistas, ante a característica predominantemente operacional dos técnicos.

No último dia 5, os técnicos também fizeram uma paralisação, de uma hora. Segundo o sindicato, 180 técnicos do total de 270 de Brasília pararam de trabalhar naquele dia.

O BC disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Editor: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário