one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Prédio do Inca

Imagem:

Compartilhar:

Caminhada ajuda a arrecadar recursos para a pediatria do Inca

Criado em 23/03/14 10h16 e atualizado em 23/03/14 11h35
Por Alana Gandra Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Júlia Guimarães tem 16 anos, cursa o segundo ano do ensino médio da Escola Americana do Rio de Janeiro e está à frente, desde o ano passado, do Grupo de Estudantes Orientados a Serviços (Grupo SOS – 'Service Oriented  Students'), que  organiza a Caminhada Contra o Câncer ('Walkathon').

O evento é realizado em conjunto pela instituição de ensino e a Fundação do Câncer, principal parceira privada do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde. O dinheiro  arrecadado  é revertido para o setor de pediatria do Inca.

Este ano, a caminhada chega à décima edição. Ela ocorrerá no próximo dia 30,  na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a prevenção do câncer. Júlia Guimarães disse (21) à Agência Brasil  que os 85 membros do grupo estão preparando  a infraestrutura do evento, que inclui montagem da estrutura e limpeza do local, entre outras ações.

A cada ano, Júlia avaliou  que cresce o número de alunos e responsáveis que se engajam na caminhada  em prol do Inca.  “Há dois anos, a gente tinha uma estimativa de 500 participantes. Hoje, a gente está elevando essa estimativa para 750 participantes”. O evento não é restrito, entretanto, aos alunos da Escola Americana, disse a estudante. Qualquer pessoa ou família que passar pela Lagoa no dia 30 poderá participar.  “É aberto, é público”, observou.

Júlia Guimarães considera importante a mobilização para a caminhada, acrescentando que a “ajuda  que dá ao Inca para o diagnóstico e pesquisa da doença, gera uma consciência nova nos alunos, expande um pouco a visão deles sobre esse tipo de problema. É muito importante para eles”.

A  gerente de Marketing e Captação da Fundação do Câncer, Claudia Gomes, disse que a meta é atrair cada vez um número maior de pessoas. “Porque, quanto mais  participantes, mais recursos você tem para investimentos  na pediatria do Inca”. As inscrições para a décima edição custam R$ 30 por pessoa. Cada inscrito ganha uma camiseta cujo desenho foi elaborado por um aluno da escola.

O resultado, segundo Claudia Gomes, é gratificante, porque o evento possibilita chamar a  atenção da população para a causa da entidade, para a prática de hábitos saudáveis. “E mais do que isso,  ele mostra a importância da solidariedade. Esse evento tem um cunho social muito grande. E a gente acredita nisso. Tanto que a cada ano mais pessoas têm participado”.

A edição de 2013 da caminhada atraiu 500 participantes, entre alunos, pais e amigos, arrecadando R$ 45 mil, que foram repassados para a pediatria do Inca.

A iniciativa da Fundação do Câncer e da Escola Americana é feita desde 2005, com a finalidade de investir em ações de prevenção e controle do câncer. A idealizadora do evento foi a  norte-americana Elizabeth Cooper, que era aluna da escola no Brasil, em 2005. Ela criou a caminhada em homenagem à avó, que lutava contra um câncer.  As inscrições para a caminhada deste ano podem ser feitas até o próprio dia 30.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário