one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homem toca violino

Imagem:

Compartilhar:

Crianças fazem flash mob na Câmara por doação de agasalhos

Criado em 22/05/14 15h09 e atualizado em 23/05/14 15h02
Por Luciano Nascimento Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Munidos de violinos, violas clássicas, violoncelos e instrumentos de percussão, cerca de 80 crianças, adolescentes e jovens da Cidade Estrutural, no Distrito Federal, ocuparam a Câmara dos Deputados para lançar uma campanha de doação de agasalhos.

Leia mais notícias no Portal EBC

O flash mob (intervenção urbana instantânea que reúne pessoas em certo lugar para realizar determinada ação) foi realizado em parceria com o Comitê CD-Cidadania, formado por funcionários da Câmara dos Deputados, que desenvolve ações de caridade e apoio a instituições que trabalham com crianças, idosos e dependentes químicos.

“A gente resolveu chamar eles aqui para fazer o lançamento da campanha do agasalho. Como o período de frio está chegando, queremos sensibilizar as pessoas para a doação de roupas de frio, calçados, cobertores e outros materiais. Eles serão distribuídos para as entidades que nós acompanhamos”, disse o presidente do comitê, Eduardo Aquino, destacando que as roupas, agasalhos, calçados e cobertores podem ser entregues nas entradas da Câmara dos Deputados.

Durante a intervenção, as crianças e adolescentes tocaram em diferentes espaços da Câmara músicas clássicas e populares, numa formação de orquestra e coro. Elas fazem parte do Instituto Reciclando Sons, instituição que há quase 13 anos utiliza a música como ferramenta para educação, inclusão social e geração de renda em comunidades consideradas em estado de vulnerabilidade social. O Instituto recebe apoio do CD-Cidadania.

As crianças e adolescentes que integram o projeto, em sua maioria são moradores da Cidade Estrutural, uma das regiões administrativas do Distrito Federal, que possui condições precárias de saneamento básico, educação, saúde, segurança e infra-estrutura.

“É muito interessante ver estes jovens. Eles mostram que muitas vezes é só dar a oportunidade para terem acesso à cultura. As instituições públicas deveriam se ocupar mais deles, pois muitas vezes acabam entrando no crime quando poderiam ter um outro caminho como a arte e a cultura”, comentou o assessor da Câmara, José Vicente, um dos muitos funcionários da Casa que acompanharam a apresentação. Vicente disse ainda que ações como essa incentivam as pessoas a ser mais solidárias: "Elas criam um sentimento de comunidade. Acho que precisamos mais disso".

Segundo a fundadora do Reciclando Sons, Rejane Pacheco, a apresentação é uma das oportunidades que as crianças têm de mostrar o resultado do seu aprendizado. “É importante este tipo de espaço. É um momento em que estas crianças, que vivem na periferia, podem mostrar o que sabem, no centro da cidade”, disse. “Esse trabalho começou justamente com o sonho de levar um pouco da música clássica para as crianças das comunidades da periferia”, ressaltou Rejane, que é formada em música. Segundo ela, o projeto atende a 300 crianças e adolescentes da Cidade Estrutural, de Taguatinga e de Águas Lindas (GO).

É o caso de Vinicius Costa, o estudante do 5º ano do ensino fundamental e morador da Estrutural, participa há dois anos das atividades do projeto, no qual está aprendendo a tocar violino. “Eu cheguei aqui com 8 anos, uma amiga da minha mãe que disse para ela me levar lá. Gostei muito e fiquei”, disse, enquanto segurava o seu instrumento. “Me sinto orgulhoso quando toco para as pessoas”, completou.

A estudante, Zaine de Oliveira Militão, 17 anos, está empolgada com o projeto e manifesta vontade de continuar com a música. “Eu acho ótimo. Comecei estudando canto e hoje toco viola clássica. É um ótima oportunidade de instrução e eu quero continuar o tempo que puder e - quem sabe! - chegar a um conservatório de música”, revelou.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário