one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gilberto Carvalho participa de audiência pública na Câmara

Imagem:

Compartilhar:

Manifestações mostram que governante tem que aprender a ouvir mais, diz ministro

Criado em 21/05/14 16h16 e atualizado em 21/05/14 16h45
Por Ana Cristina Campos Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse hoje (20) que, embora lamente os casos de violência que ocorreram na época, as manifestações de junho do ano passado mostraram que a população brasileira não aceita mais ficar esperando passivamente pelas iniciativas dos governos e quer participar das decisões.

Leia mas notícias no Portal EBC

“Depois de junho do ano passado, quando tivemos as manifestações, com todos os seus problemas e ambiguidades, infelizmente com a mistura da violência no meio, as manifestações já representaram um sinal claríssimo de que governante, daqui para a frente, vai ter que aprender a ouvir mais”, disse o ministro, que participou do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Carvalho deu como exemplo o que ocorreu no governo federal. “Foi a partir das manifestações de junho que a presidenta [Dilma Rousseff] reagiu, assumindo uma série de compromissos que ampliaram os recursos da educação através da aprovação do projeto de lei que destina os royalties do petróleo do pré-sal para a educação e para a saúde; foi através da manifestação popular e a partir daí que a presidenta investiu mais R$ 4,5 bilhões na saúde, criando o [Programa] Mais Médicos; e a partir das manifestações que ela destinou mais R$ 50 bilhões para a mobilidade urbana.”

O ministro informou que, na sexta-feira (23), a presidenta vai assinar decreto que lançará a Política e o Compromisso Nacional pela Participação Social e outro documento que regulamentará a prestação de contas das entidades sociais que recebem dinheiro público. Dilma também lançará a regulamentação das ouvidorias nos órgãos públicos e o portal Participa.br, por meio do qual o cidadão pode participar de debates e expressar sua opinião.

“Essa política vai consolidar as conferências municipais nas áreas de saúde, educação, criança, mulher, negro, índio, entre outras, além das conferências estaduais e da conferência nacional de cada um desses setores. Além disso, os conselhos municipais, estaduais e nacional [nessas áreas] serão formalizados, assim como as audiências públicas como forma de consulta.”

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário