one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Observatório Nacional faz humorada relação entre ciência e futebol

Criado em 09/06/14 18h34 e atualizado em 02/01/15 16h50
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O humor é a ferramenta utilizada para associar ciências e astronomia ao futebol, na exposição O Observatório Nacional e a Copa do Mundo de 2014, que o instituto de pesquisa, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, apresenta até o final da Copa. A exposição é gratuita, e ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na sede do Observatório Nacional (ON), à Rua General José Cristino, 77, em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro. Aos sábados, a mostra também tem visitação guiada.

Acompanhe a cobertura do Portal EBC sobre a Copa do Mundo 2014

O pesquisador Carlos Henrique Veiga, chefe da Divisão de Atividades Educacionais do ON, disse hoje (9) à Agência Brasil que a ideia inicial foi relacionar a astronomia e a geofísica, em especial, áreas  de pesquisa do instituto, com o futebol. A iniciativa é inédita no mundo, garantiu Veiga, após descobrir que nenhum instituto de pesquisa, em qualquer país onde houve Copa do Mundo, fez um tipo de trabalho semelhante, visando a aproximar a ciência do grande público, a partir do futebol.

Foram produzidos 14 painéis relacionando astronomia e futebol, geofísica e futebol. “Só que eu usei o humor, e o texto científico é pequeno, em uma linguagem bastante acessível”, disse ele. Foi feito também um livreto sobre a exposição, que está sendo distribuído nas escolas e aos visitantes da mostra.

As imagens passam ao público, por exemplo, o que é buraco negro, o que são asteroides e cometas. Ou seja, “toda essa coisa de astronomia que as pessoas têm curiosidade de saber, eu tentei usar o elemento futebol, para poder passar a ideia de ciência por meio do esporte”, salientou, para afiançar que “está dando um resultado danado”. No final de semana retrasado, a exposição recebeu, em dois dias, 2.236 pessoas, disse o pesquisador.

Uma das ilustrações mostra os asteroides que entram na atmosfera da terra e não conseguem ser destruídos. O painel recebeu o nome Sistema Brasileiro de Defesa. “Não existe nenhum tipo de arma que consiga impedir a entrada de um asteroide [na atmosfera], ou que possa destruir e pulverizar um asteroide”, explicou Carlos Veiga. Usando, então, bom humor, ele recorreu à imagem de um goleiro agarrando asteroides. “Se você botar um bom goleiro fora da atmosfera da Terra, você é capaz de impedir esses asteroides de entrar. É uma imagem de humor, eu falo dos asteroides no texto. Mas uma boa imagem de goleiro, todo mundo entende isso”.

Outro painel se refere ao buraco negro, que é uma estrela muito quente situada no centro da galáxia, que atrai toda matéria para ela. Em alusão às obras em curso no Rio de Janeiro, o pesquisador resolveu  fazer uma operação “tapa buraco negro”. A imagem tem uma série de elementos do cotidiano que remetem a uma grande obra no buraco negro, feita de modo a permitir que as pessoas passem por um viaduto e possam assistir ao futebol, jogado em um campo verde. “São várias ilustrações que usam o futebol para explicar um pouco os problemas da astronomia”, acrescentou.

Um terceiro painel chama a atenção da população com a frase “Desculpe o transtorno. Via Láctea em obras”. Entre os elementos utilizados, há a figura do repórter aéreo, além da imagem de um acidente, que conta com a participação de médicos do Corpo de Bombeiros. “Essa cena é que a gente coloca para dizer o que é uma estrela de nêutrons, por exemplo. Isso tudo é passado, mas a pessoa, lendo aquilo, não percebe que é ciência pura”.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário