one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aneel diz que Cesp cometeu infração ao descumprir ordem de aumentar vazão

Criado em 19/08/14 12h36 e atualizado em 19/08/14 12h44
Por Pedro Peduzzi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) cometeu infração ao ter descumprido despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que determinava o aumento da vazão da Usina Hidrelétrica Jaguari, no Rio Paraíba do Sul. A avaliação foi manifestada hoje (19) pelo diretor- geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

Leia mais notícias

Ao reduzir a vazão de Jaguari, a companhia reduziu também o fluxo de água no Rio Paraíba do Sul, que abastece o Vale do Paraíba e parte do estado do Rio de Janeiro. “Certamente o fato de a Cesp ter descumprido o despacho [do ONS], já está caracterizando uma infração. Portanto, está sujeita às penalidades. Agora, se descontinuar essa prática, e isso for observado, não deixará de ser um atenuante”, disse Rufino. “Mas ela não está isenta de punição”, acrescentou.

Rufino explica que a infração da Cesp foi “ter deixado de observar o despacho do ONS”, o que, segundo ele, configura “uma situação inédita e grave”. A Cesp já havia sido criticada pelo mesmo motivo, quarta-feira (13) passada, pelo diretor-geral do ONS, Hermes Chipp. Segundo o dirigente, ao desrespeitar o comando, a Cesp desrespeitou determinação que visa a um benefício global, e não o de um ou outro agente.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário