one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Local onde baleia foi enterrada é apropriado para descarte, diz Comlurb

Criado em 12/08/14 13h11 e atualizado em 12/08/14 13h23
Por Da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) faz hoje (12) nova coleta de amostras da água da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, local onde a baleia Jubarte encalhou e morreu na noite do último sábado (9).

Ontem (11), técnicos do Inea coletaram água do mar para análise de balneabilidade, cujo resultado sairá na tarde desta terça-feira (12). O procedimento é uma prática de rotina feita pelo instituto, com a finalidade de examinar se as águas do mar estão próprias para o banho.

Leia também: Baleia que morreu em praia do Rio será retirada da areia hoje

Em nota, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou que a carcaça da baleia Jubarte, de 37,5 toneladas e cerca de 12 metros, foi enterrada no depósito da Central de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica e, mesmo sendo um animal de grande porte, não causa impacto por ter sido descartada em local apropriado. A CTR-Rio é a área onde são tratados e dispostos os resíduos de todo o município, dentro das normas atualmente vigentes, e dispõe de tecnologia adequada.

A professora Tatiana Bisi, bióloga que integra o Projeto Mamíferos Aquáticos, do Departamento de Oceanografia e Hidrografia da Universidade do Estado do Rio, informou que biólogos coletaram ontem amostras da carcaça da baleia, com a finalidade de investigar a possível causa da morte. Segundo Tatiana, "ela estava com a boca envolta por uma rede de pesca, o que pode ter causado asfixia, debilitando o animal e o levando à morte. O prazo para a realização dos exames é demorado e as amostras recolhidas foram encaminhadas para estudo, com o objetivo de analisar a possível presença de contaminantes, a análise genética e detecção do sexo".

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário