one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Prédio histórico é revitalizado na região portuária do Rio

Criado em 12/08/14 13h49 e atualizado em 12/08/14 14h06
Por Flavia Villela Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Sede de uma das primeiras escolas de teatro do país, palco dos primeiros ensaios da Jovem Guarda e local de fundação do time Vasco da Gama, o prédio da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, na Saúde, bairro da região portuária do Rio de Janeiro, foi restaurado e entregue hoje (12) pela prefeitura do Rio para servir de centro cultural. O local – ponto cultural da comunidades desde 1879 – reabre ao público após duas décadas de abandono.

Leia mais notícias no Portal EBC

Ao todo, o prédio de dois andares tem 522 metros quadrados. O vice-diretor da sociedade, Aslan Loyola, que ficará responsável pela gestão do centro, explicou que além de ser a sede do bloco carnavalesco local, Prata Preta, o espaço vai oferecer uma série de atividades para os moradores. “Pretendemos criar cursos pré-vestibular, de dança de salão, bailes, além de atividades gratuitas para os moradores, como cursos de teatro.”

Ex-moradora do bairro, a aposentada Vera Maria Fernandes, 62 anos, frequentava na juventude o espaço, que funcionou como centro cultural e artístico até meados de 1980. “Vinha muito aos bailes. Saía da praia, no domingo, me arrumava, fazia toquinha no cabelo para estar aqui às 19h e dançar até as 22h”, lembrou ela. “Roberto Carlos começou os primeiros passos aqui, assim como os Golden Boys, o Tim Maia. Muita gente importante participou disso aqui, alguns nem estão entre nós”, acrescentou. Outras personalidades como Dercy Gonçalves e Wanderlea se apresentaram no clube.

Na exposição de reinauguração é possível conhecer a história do clube, com fotos e outros materiais. O nome da sociedade é uma homenagem Fraçois Joseph Talma, dramaturgo francês e amigo de Napoleão Bonaparte que exercer grande influência sobre o teatro europeu.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio de Janeiro, Alberto Gomes Silva, responsável pela recuperação da área, explicou que a medida faz parte do processo de revitalização da região. "Nossa tarefa foi não só recuperar um imóvel que está dentro de uma área de preservação, mas principalmente trazer à luz a memória da região e valorizar a cultura local. O Talma tem mais de 100 anos e era muito frequentado pelos moradores”, explicou ele. “Eles agora recuperaram um local de lazer e de convivência para fortalecer esses laços e esse estilo de vida que é bem próprio daqui”, completou ele ao anunciar que o próximo patrimônio da região a ser reinaugurado, no início de 2014, será a Igreja de São Francisco da Prainha, construída em 1696, que está sendo restaurada.

Às margens da Baía de Guanabara, o bairro da Saúde é tomado de sobrados do século 18, a maioria em mau estado de preservação. Local onde nasceu a cidade do Rio, a região voltou a receber investimentos públicos e privados há alguns anos, após décadas de abandono. Em 2010, a localidade passou a ser Área de Proteção Urbano-Cultural (Apruc).

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário