one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


eletrocardiograma

Imagem:

Compartilhar:

Cartilhas e painéis orientam pacientes no Dia do Portador do Marca-Passo

Criado em 23/09/14 14h04 e atualizado em 23/09/14 14h20
Por Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante

O Dia do Portador do Marca-Passo é lembrado hoje (23), pela primeira vez, no país. Para marcar a data, o Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular organizou diversas ações. Médicos de todo o Brasil tiram dúvidas da população a respeito do funcionamento do aparelho, com o auxílio de cartilhas e painéis ilustrativos.

No Rio de Janeiro, os hospitais que recebem a campanha são o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, em Botafogo; o Instituto Nacional de Cardiologia, nas Laranjeiras; o Hospital da Lagoa e a Clínica de Arritmologia e Estimulação Cardíaca, em Copacabana – todos na zona sul.

O marca-passo é um dispositivo eletrônico implantado próximo ao coração do paciente com a finalidade de corrigir a frequência dos batimentos, substituindo o sistema elétrico natural do coração que, quando apresenta problemas, produz sintomas incapacitantes, como tonturas, desmaios, cansaço e falta de ar.

Leia também:

Lipoaspiração e cirurgia na mama são as intervenções mais comuns no Brasil

Coordenador da campanha do Deca no Rio, o cardiologista Sergio Bronchtein explicou que o objetivo da campanha é orientar a população a respeito dos “mitos e verdades” sobre o dispositivo. “Os portadores de marca-passo e seus familiares ainda têm muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer quem realizou a cirurgia de implantação do aparelho. Queremos mostrar que há poucas restrições e que o marca-passo não impede que a pessoa leve uma vida normal.”

O médico listou algumas das restrições e não recomenda aos pacientes que consertem aparelhos elétricos, pois existe a possibilidade de choque elétrico. Ele alerta ainda que a maioria dos modelos de marca-passo, principalmente os mais antigos, restringe a pessoa de realizar ressonância magnética. Os especialistas orientam ainda que, para entrar em agências bancárias que tenham porta giratória, o usuário leve consigo o documento que comprove o uso do marca-passo.

O cardiologista diz que os eletrodomésticos, desde que em perfeito estado, podem ser usados normalmente, inclusive celulares e micro-ondas. Praticar exercício físico, dirigir automóvel e viajar de avião também são permitidos. Segundo o Deca, há no Brasil mais de 300 mil portadores de marca-passo e, a cada ano, são implantados cerca de 40 mil novos dispositivos.

Editor Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário