one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


xxx

Imagem:

Compartilhar:

Leilão da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós será em dezembro

Criado em 12/09/14 20h10 e atualizado em 12/09/14 21h41
Por Marcelo Brandão Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) marcou para o dia 15 de dezembro deste ano o leilão da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós, no Pará. A portaria foi publicada hoje (12) no Diário Oficial. O Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) será assinado para que o suprimento tenha início em 1º de julho de 2020 e se encerre em 31 de dezembro de 2049.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai elaborar o edital e o CCEAR. De acordo com a portaria, a primeira unidade geradora da usina entrará em operação comercial em dezembro de 2019.

A usina hidrelétrica, a ser construída no Rio Tapajós, no Pará, terá potência instalada de 8.040 megawatts (MW) e, segundo o MME, contribuirá para a fixação de políticas e ações de sustentabilidade técnica e ambiental na região.

O ministério também informou que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da usina foram desenvolvidos com base em um conceito pelo qual a construção e a operação de uma hidrelétrica ou de um conjunto delas se dê em espaços territoriais legalmente protegidos ou aptos a receber proteção formal em áreas com baixa ou nenhuma ação humana, “de modo que sua implantação constitua um vetor de conservação ambiental permanente”.

Em julho, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, já havia falado sobre a possibilidade do leilão da usina ocorrer ainda neste ano. “É uma usina estruturante e vai ter um leilão só para ela, como foi no Rio Madeira e com Belo Monte. É viável sair neste ano, mas eu acredito que mais para o final. Certamente, no último trimestre”, disse Tolmasquim, na ocasião.

Editor Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário