one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Luciana Genro, candidata à presidência pelo Psol

Imagem:

Compartilhar:

Nova política é a que está nas ruas, diz Luciana Genro no Rio

Criado em 19/09/14 22h13 e atualizado em 20/09/14 00h43
Por Cristina Indio do Brasil Fonte:Agência Brasil

Centenas de pessoas, a maioria jovens, participaram na noite de hoje (19), na Cinelândia, centro do Rio, de um ato de campanha da candidata do PSOL à Presidência, Luciana Genro. Participaram também do ato, o candidato do partido ao governo do estado, Tarcísio Mota, e os deputados federais Chico Alencar e Jean Wyllys, e o deputado estadual Marcelo Freixo, que concorrem a mais um mandato.

Para Luciana Genro, a participação popular é a expressão da verdadeira nova política, que é feita sem financiamento de bancos, de empreiteiras e de multinacionais. “É uma militância que vem aqui com suas próprias pernas, não é carregada, não ganha lanche, não é paga. Participa da nossa campanha porque realmente acredita nas nossas propostas. Esse comício nos enche de certeza de que temos um grande apoio na sociedade e que as urnas vão surpreender. As pesquisas vêm distorcendo a realidade”, disse.

A candidata reconheceu que há uma dificuldade em chegar ao segundo turno, ainda mais por causa, segundo ela, da desigualdade entre as campanhas em termos financeiros e na cobertura da grande mídia. Citando uma frase de Bertold  Brecht estampada em muitas camisetas dos militantes: “Nada deve parecer impossível de mudar”, Luciana Genro disse que segue acreditando até a eleição de que vai conseguir chegar ao segundo turno.

Na avaliação dela, as bandeiras defendidas pelo PSOL na campanha são uma forma de dar voz à população na campanha, entre elas, apontou, a taxação das grandes fortunas, a auditoria da dívida pública, a descriminalização da maconha, a descriminalização do aborto, o combate à homofobia e o casamento igualitário. “São bandeiras que não são propriedade do PSOL, mas que nós estamos dando voz nesta campanha”, disse.

Em entrevista após o discurso, a candidata disse que não tinha informações suficientes para comentar as correções feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mas classificou de brutal a desigualdade no Brasil. “Independentemente dos números que a Pnad apresente, tem 15 famílias que concentram uma riqueza equivalente a dez vezes o que o Brasil gasta com o Bolsa Família em um ano. Isso é um dado escandaloso, que uma pequena variação, para cima ou para baixo, não influencia. É preciso uma política dura de desconcentração de renda que significa cobrar mais impostos dos milionários”, disse.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário