one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bonde do Pão de Açúcar

Imagem:

Compartilhar:

Bondinho do Pão de Açúcar comemora 102 anos e dá bolo a turistas

Criado em 27/10/14 16h02
Por Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro

Primeiro teleférico do Brasil (terceiro do mundo), o bondinho do Pão de Açúcar completa 102 anos de atividade nesta segunda-feira (27). Para comemorar a data, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que administra o complexo - no bairro da Urca, no Rio de Janeiro - distribui 2 mil pedaços de bolo para os visitantes de hoje, até o final da tarde.

Leia mais notícias:

Consumidores de São Paulo estão mais cautelosos na aquisição de bens duráveis

Coordenadora de Marketing da companhia, Ana Luísa de Castro disse que estão sendo feitas melhorias nas instalações do bondinho, e a previsão é que as obras estejam prontas até o início de 2015. “Estamos fazendo algumas reformas no espaço, como troca de pisos, melhoria nos banheiros e nas dependências dos funcionários, nova sinalização e restaurações no anfiteatro e na entrada do parque”, explicou.

O teleférico foi fundado em 1912 pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos. Depois de desenvolver o projeto e analisar sua viabilidade, constituiu a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e procurou parceria com investidores. O empreendimento foi desacreditado por muitos na época, inclusive pelos seus colegas do Clube de Engenharia, que chamaram-no de louco e, com sarcasmo, sugeriram que a linha do teleférico ligasse o Pão de Açúcar ao Hospício Nacional, que também fica na Urca, zona sul do Rio.

Uma das primeiras ações dos investidores foi mostrar ao Ministério da Fazenda a importância da obra para projeção do Rio de Janeiro no cenário internacional. Para eles, o bondinho era um melhoramento que embelezaria a cidade e, como um dos primeiros teleféricos do mundo, seria uma demonstração de competência da engenharia brasileira.

A inauguração do teleférico teve grande repercussão, nacional e internacional, por causa das dificuldades de então, que implicavam desafio tecnológico, dificuldades de acesso ao local, ineditismo e falta de mão de obra qualificada no Brasil. O apelido de “bondinho” foi dado pelos cariocas, que se inspiraram nos bondes que circulavam pela cidade à época. Com o tempo, os equipamentos foram modernizados e o bondinho teve sua capacidade de transporte ampliada.

Segundo a companhia, a média diária de visitantes do bondinho, atualmente, é 4 mil pessoas na baixa temporada e 8 mil na alta temporada, assim considerada a época que vai de dezembro a fevereiro, bem como nos grandes eventos na cidade. O recorde de visitação foi registrado em 30 de dezembro de 2012, quando recebeu 10.767 visitantes. De acordo com a companhia, nesses 102 anos de operação o teleférico foi usado por aproximadamente 40 milhões de pessoas, 47% das quais estrangeiras.

A atração continua a agradar os visitantes do Rio de Janeiro. O arquiteto Raúl di Lascio, turista argentino que visita o Brasil pela primeira vez, afirma que ficou “deslumbrado” com o passeio. “Gostei muito do bondinho, ele é bem seguro e você praticamente nem sente a subida. E depois que chega aqui, se depara com essa paisagem extraordinária. Não dá nem vontade de ir embora mais”, relatou.

A professora Carolina Neves da Silva, carioca, conta que nunca havia visitado o ponto turístico. “É a primeira vez que venho, e fico feliz com a coincidência de ser logo num dia tão especial, que é o aniversário do bondinho. Já ganhei até bolo. O passeio está valendo muito a pena, a vista daqui é lindíssima e rende fotos ótimas”, disse ela.

O teleférico do Pão de Açúcar já transportou muitas personalidades como Roberto Carlos, Albert Einstein, John Kennedy e Brooke Shields. Além disso, o lugar também serviu de cenário para importantes locações cinematográficas como nos filmes 007 contra o Foguete da Morte, em 1979, e o recém-lançado Rio, Eu te Amo.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário